A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura."— Transcrição da apresentação:

1 Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.

2 IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

3 As principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens. * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.

4 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos. * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

5 Washington Maguetas Artista impressionista brasileiro. Washington Maguetas é um artista que desde cedo desempenhou papel definido no ofício das Belas Artes, tendo seu trabalho baseado no aprendizado pela observação e prática. São mais de 50 anos de vivência artística, que lhe conferem a condição de Mestre. Nascido em 05/julho/1942, em Taquaritinga (SP), Maguetas tornou-se professor de desenho e pintura desde Sua principal atividade sempre foi a pintura, também tendo criado músicas (letras e melodias), esculturas e poesias. A arte de Maguetas é intimamente ligada à história do impressionismo no Brasil e no mundo. Passou uma grande parte de sua vida na busca árdua da cor, da harmonia, da sombra e da forma perfeita. O impressionismo surgiu espontaneamente, porque veio da necessidade de reproduzir os momentos rapidamente, conservando a luz natural em cada cena. As cores, tons e luzes são brasileiras, assim como a maior parte das paisagens, classificando seu trabalho como um "Impressionismo Tropical"

6 Obra; Washington maguetas. Sabrina 2005

7 Pós-Impressionismo. Pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes, acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade, chamam-se genericamente pós- impressionistas aos artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do Impressionismo, ainda que não tenham se afastado muito dele ou estejam agrupados formalmente em novos grupos. Teve a sua origem no impressionismo mas se insurge contra ele devido a sua superficialidade ilusionista da análise à realidade.

8 Conclusão. Pode-se concluir que o pós-impressionismo surgiu como uma concorrência a maquina fotográfica;Já que esta reproduzia(embora em preto e branco)as paisagens de maneira muito mais real que a pintura.pós-impressionismo busca mostrar nas pinturas não só um retrato más um jogo de cores que agrade.

9 Artista Pós-Impressionista. Eliseu Visconti Trabalhador incansável e artista de vanguarda, Visconti produziu obra de valor universal, utilizando como instrumental, ao longo de suas diversas fases, técnicas e influências naturalistas, renascentistas, realistas, pontilhistas, impressionistas e neo-realistas. Falecido em 15 de outubro de 1944, sua atualidade permanece, retratada em obras com tal grau de versatilidade que, se o colocaram como o mais expressivo representante do impressionismo no Brasil e figura exponencial no surgimento da pintura moderna, revelam-no também como um pioneiro do design em nosso País.

10 Auto retrato. Eliseu Visconti 1943

11 Escola Estadual Dr. Martinho Marques. Impressionismo e Pós-Impressinismo, artistas e suas obras. Alunos: Deberty,Victor. Professora: Édna Périgo. Prof. Multiplicadora: Maria Aparecida C. Coordenadora: Maria Bachega. 2°EM A.


Carregar ppt "Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google