A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPRESSIONISMO EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPRESSIONISMO EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade."— Transcrição da apresentação:

1 EXPRESSIONISMO EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se diretamente com o subjetivo, expresso por temas dramáticos e obsessivos. Manifesta-se no século XX em várias vanguardas, como o Fauvismo, o Expressionismo Alemão - A Ponte/Die Brücke, O Cavaleiro Azul/ Der Blaue Reiter, A Tempestade/ Der Sturm, Grupo Novembro/ November Gruppe, Nova Objetividade/ Neue Sachlichkeit; o Expressionismo Flamengo - 2o. Laethem- Saint-Martin, Dada, Pintura Metafísica e Surrealismo. No pós- guerra, o Expressionismo emerge através do Expressionismo Abstrato, com o Action Painting e, recentemente, na pós- modernidade, com o neo-expressionismo. FauvismoExpressionismo AlemãoExpressionismo FlamengoDadaPintura MetafísicaSurrealismo No contexto estilístico, as linhas e as cores expressam as emoções em lugar de representar o mundo exterior. A linha é emocional, deformadora, nervosa, angulosa. A cor contém alto grau expressivo, com ênfase no uso de cores contrastantes e puras. Atualmente, o termo Expressionismo é aplicado de modo mais específico, constituindo-se numa espécie de neo-romantismo, relacionando-se de maneira trágica à angústia de nosso tempo.

2 EXPRESSIONISMO O Expressionismo foi um fenômeno hegemônico cultural na Alemanha, presente nas artes gráficas, na pintura, na escultura, na literatura, no teatro, na música, na dança e no cinema, assumindo formas mais radicais, onde a expressão do sentimento tem mais valor que a razão.

3 Expressionismo Alemão

4 Fauvismo primeira vanguarda artística do século XX surgiu em 1905, no Salão de Outono em Paris. De caráter exclusivamente pictórico, essa tendência estética ficou marcada por nítida liberdade de expressão e pelo exagero do desenho e da perspectiva. Revolucionou o uso da cor, aplicando-a de forma pura e explosiva. Esses artistas se agruparam em torno de Matisse, expondo nesse Salão. Pelo seu extremado colorismo foram chamados "les fauves" (as feras).

5 DADA No Dada tudo ocorre ao mesmo tempo: poesia, teatro, música e artes plásticas. Foi um movimento que chegou ao extremo, onde os comportamentos eram provocativos com o intuito de chocar e romper a complacência de um público que vivia dos valores tradicionais. O Dada foi a primeira manifestação de "anti- arte" deste século, refletindo, naquele momento, um desentendimento de saturação cultural, de crise moral e política, que surgiu devido à I Guerra Mundial, contra a qual alguns artistas reagiram com ironia, cinismo e nihilismo anárquico.


Carregar ppt "EXPRESSIONISMO EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google