A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO ORIGENS : - FAUVES (FERAS) – FRANÇA - DIE BRUCKE (A PONTE) – ALEMANHA DERIVADOS : CUBISMO – FRANÇA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO ORIGENS : - FAUVES (FERAS) – FRANÇA - DIE BRUCKE (A PONTE) – ALEMANHA DERIVADOS : CUBISMO – FRANÇA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO ORIGENS : - FAUVES (FERAS) – FRANÇA - DIE BRUCKE (A PONTE) – ALEMANHA DERIVADOS : CUBISMO – FRANÇA DER BLAUE REITER (O CAVALEIRO AZUL) – ALEMANHA TENDÊNCIA ANTI-IMPRESSIONISTA – SUPERAÇÃO DO CARÁTER SENSORIAL EXPRESSÃO X IMPRESSÃO A IMPRESSÃO É UM MOVIMENTO DO EXTERIOR PARA O INTERIOR : É A REALIDADE (OBJETO) QUE SE IMPRIME NA CONSCIÊNCIA (SUJEITO) A EXPRESSÃO É UM MOVIMENTO INVERSO, DO INTERIOR PARA O EXTERIOR : É O SUJEITO QUE POR SI IMPRIME O OBJETO. AMBOS SÃO NATURALISTAS E REALISTAS FAUVES – MATISSE / MARQUET / VAN DOGEN / DUFY / DERRAIN / BRAQUE / FRIESZ / VLAMINCK 1)NOVA ABORDAGEM PICTÓRICA : PROPÕE SOLUCIONAR O DUALISMO ENTRE SENSAÇÃO (COR) E CONSTRUÇÃO (FORMA PLÁSTICA, VOLUME, ESPAÇO), POTENCIALIZANDO A CONSTRUTIVIDADE INTRÍNSICA DA COR, COMO ELEMENTO ESTRUTURAL DA VISÃO 2)PROCURAM DESTACAR A ESTRUTURA AUTÔNOMA, AUTO-SUFICIENTE DO QUADRO, COMO REALIDADE EM SI SOB A EXASPERAÇÃO EMOCIONAL DO COLORIDO DE VAN GOGH, DA VISÃO ELEMENTAR DE GAUGUIN, E DAS ARTES ARCAICAS, NEGRAS E POPULARES, OS FAUVISTAS, PROCLAMARAM QUE A CRIAÇÃO ARTÍSTICA NÃO ESTÁ NAS FACULDADES INTELECTUAIS, NEM TAMPOUCO NO SENTIMENTO DO ARTISTA, MAS NOS SEUS IMPULSOS OU SENSAÇÕES. ESTE DELIBERADO PRIMITIVISMO LEVOU-OS À RECUSA DAS REGRAS TRADICIONAIS DA PINTURA MARCADAS DE INTELECTUALISMO – O REALISMO VISUAL, A PERSPECTIVA CIENTÍFICA, O CLARO- ESCURO, O DESENHO DE DETALHE, OS MEIO-TONS. ERIGIAM AS CORES PURAS COMO ÚNICOS ELEMENTOS EXPRESSIVOS DA PINTURA. INFLUÊNCIA NAS ARTES APLICADAS E ARQUITETURA APÓS O EXPRESSIONISMO, A ARTE NÃO É MAIS REPRESENTAÇÃO DO MUNDO O ARTISTA EXPRESSIONISTA COMPREENDE O ADVENTO DA INDÚSTRIA E A CRISE DO ARTESANATO. O TRABALHADOR PERDEU QUALQUER AUTONOMIA DE INICIATIVA E DECISÃO : O

2 UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO TRABALHO REPETITIVO DA INDÚSTRIA NÃO É LIVRE, PORTANTO NÃO É CRIATIVO, NÃO DEPENDE DE UMA EXPERIÊNCIA DA REALIDADE E NÃO SE RENOVA – PORTANTO, ALIENANTE. O NOVO ENFOQUE : 1. A ARTE, COMO MODELO DE OPERAÇÃO CRIATIVA, CONTRIBUI PARA MODIFICAR AS CONDIÇÕES OBJETIVAS PELAS QUAIS A OPERAÇÃO INDUSTRIAL É ALIENANTE 2. A ARTE, COMPENSA A ALIENAÇÃO FAVORECENDO UMA RECUPERAÇÃO DE ENERGIAS CRIATIVAS FORA DA FUNÇÃO INDUSTRIAL. O EXPRESSIONISMO MUNCHVAN GOGH GAUGUIN PRECURSSORES :

3 UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO MATISSEMARQUET VAN DONGEN DUFY DERRAIN BRAQUE

4 UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO FRIESZ VLAMINCK CAMOIN


Carregar ppt "UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO O EXPRESSIONISMO ORIGENS : - FAUVES (FERAS) – FRANÇA - DIE BRUCKE (A PONTE) – ALEMANHA DERIVADOS : CUBISMO – FRANÇA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google