A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes Surrealismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes Surrealismo."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes Surrealismo

2 Prof.ª Caroline Bonilha O surrealismo foi o movimento artístico moderno da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico ( ).

3 Prof.ª Caroline Bonilha

4 No surrealismo a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para entrar no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

5 Prof.ª Caroline Bonilha Salvador Dali

6 Prof.ª Caroline Bonilha Salvador Dali

7 Prof.ª Caroline Bonilha A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. O manifesto propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso ter uma visão introspectiva de si mesmo e encontrar um ponto no espírito no qual a realidade interna e externa fossem percebidas isentas de contradições.

8 Prof.ª Caroline Bonilha A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle. Os surrealistas tentavam representar, por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do ser humano: o subconsciente.

9 Prof.ª Caroline Bonilha Rene Magritte Representação figurativa simbólica

10 Prof.ª Caroline Bonilha Juan Miró – representação abstrata

11 Prof.ª Caroline Bonilha O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Umberto Boccioni Futurismo Marcel Duchamo Dadaísmo - L.H.O.O.Q

12 Prof.ª Caroline Bonilha Os surrealistas queriam atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais. Exemplo de pintura romântica.

13 Prof.ª Caroline Bonilha A liberdade guiando o povo - Delacroix

14 Prof.ª Caroline Bonilha ROMANTISMO Movimento Artístico que teve seu principal foco na Europa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Características gerias do romantismo: * a valorização dos sentimentos e da imaginação ; * o nacionalismo; * a valorização da natureza como princípios da criação artística;

15 Prof.ª Caroline Bonilha Alguns Artistas Surrealistas Salvador Dali (1093 – 1989) Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Um dos exemplos mais famosos são os relógios fundidos que aparecem inicialmente em A persistência da memória, e que sugerem uma ligação com a teoria de Einstein sobre a relatividade do tempo.

16 Prof.ª Caroline Bonilha Dalí pintou suas obras mais famosas, na década de , usando um "método crítico-paranóico" que ele mesmo imaginou. Este método envolvia várias formas de associações irracionais, notadamente imagens que variavam conforme a percepção do observador, de tal maneira que um grupo de soldados guerreando pudesse ser visto como o rosto de uma mulher. Uma característica distintiva da arte de Dalí é que, além de serem fantásticas, elas eram sempre pintadas com uma técnica "acadêmica" impecável e precisão "fotográfica" que a maioria dos artistas de vanguarda contemporâneos considerava fora de moda.

17 Prof.ª Caroline Bonilha A Persistência da Memória

18 Prof.ª Caroline Bonilha Metamorfose de Narciso

19 Prof.ª Caroline Bonilha O sono

20 Prof.ª Caroline Bonilha Espanha

21 Prof.ª Caroline Bonilha Crianças Geopolíticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem

22 Prof.ª Caroline Bonilha


Carregar ppt "Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes Surrealismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google