A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODERNISMO Vanguardas Européias B11 The Persistence of Memory Salvador Dalí

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODERNISMO Vanguardas Européias B11 The Persistence of Memory Salvador Dalí"— Transcrição da apresentação:

1

2 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 The Persistence of Memory Salvador Dalí

3 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 O termo vanguarda vem do francês avant-garde, termo militar que é usado para caracterizar o grupo de soldados que, durante as batalhas, vão à frente das tropas. A partir do início do séc. XX esse termo passou a ser usado para designar um grupo de indivíduos que, devido a seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exercem o papel de precursor ou pioneiro em um determinado movimento cultural, artístico, científico etc.

4 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 No campo das artes esse termo está sempre associado a ruptura, uma vez que, invariavelmente, se opõe ao estilo vigente em uma época. As espetaculares invenções - automóvel, cinema; máquinas voadoras etc.- provocaram uma euforia e crença no progresso exageradas.

5 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 A máquina tornou-se parte integrante de todos os setores sociais e o conforto passou a ser a preocupação fundamental do homem burguês da época. Esse momento de euforia vivido pela burguesia ficou conhecido como belle époque.

6 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 Vanguardas Européias - Cubismo - Dadaísmo - Expressionismo - Futurismo - Surrealismo

7 CUBISMO MODERNISMO Vanguardas Européias B11 Guernica Pablo Picasso

8 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 CUBISMO O Cubismo surgiu em 1907, a partir das experiências do espanhol Pablo Picasso e do francês Georges Braque, e entrou em decadência com a Primeira Guerra Mundial. Esse movimento, que desenvolveu-se inicialmente na pintura, caracterizou-se pela valorização de formas geométricas como cubos, cones e cilindros.

9 MODERNISMO Vanguardas Européias Os cubistas defendiam a idéia de que o artista deveria ter toda a liberdade para decompor a realidade que está interessado em representar e depois recriá-la a partir de elementos geométricos sobrepostos. Ao fazer isso, o artista cubista oferece, ao mesmo tempo, vários ângulos para se ver o mesmo objeto. Femme en vert Pablo Picasso

10 MODERNISMO Vanguardas Européias DADAÍSMO Escultura Ready Made de Marcel Duchamp

11 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 DADAÍSMO O Dadaísmo, fundado na Suíça em 1916, foi o mais radical dos movimentos de vanguarda. Por isso, pode-se dizer que os dadaístas não propõem nada, exceto a destruição do passado, do presente e do futuro. Tudo isso ocorre devido a total falta de perspectiva diante da guerra.

12 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 EXPRESSIONISMO O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

13 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 EXPRESSIONISMO Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

14 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 Principais características: * pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio

15 MODERNISMO Vanguardas Européias Quarto em Arles Vincent van Gogh, 1889 Musée d'Orsay - Paris

16 MODERNISMO Vanguardas Européias

17 MODERNISMO Vanguardas Européias

18 MODERNISMO Vanguardas Européias FUTURISMO Os futuristas saúdam a era moderna, aderindo entusiasticamente à máquina. Para Balla, "é mais belo um ferro elétrico que uma escultura". Para os futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente e seus aspectos se interpenetram continuamente a um só tempo, ou vários tempos num só espaço. O grupo pretendia fortalecer a sociedade italiana através de uma pregação patriótica que incluía a aceitação e exaltação da tecnologia.

19 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 FUTURISMO O futurismo é a concretização desta pesquisa no espaço bidimensional. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

20 MODERNISMO Vanguardas Européias SURREALISMO A Persistência da Memória Salvador Dalí.

21 MODERNISMO Vanguardas Européias B11 Surrealismo, movimento artístico e literário fundado pelo poeta e crítico francês André Breton. Em 1924, Breton publicou o Manifesto surrealista em Paris, tornando-se líder do grupo que tomou este nome. SURREALISMO

22 MODERNISMO Vanguardas Européias O surrealismo surgiu do movimento Dadá que refletia, tanto na arte quanto na literatura, o protesto niilista contra a cultura ocidental. Herdeiro do dadaísmo, o surrealismo enfatizava o papel do inconsciente na atividade criadora. Portrait of Paul Eluard - Salvador Dalí


Carregar ppt "MODERNISMO Vanguardas Européias B11 The Persistence of Memory Salvador Dalí"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google