A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.1907 1914Pablo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.1907 1914Pablo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque Pablo PicassoGeorges Braque Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Representa simultaneamente e em forma tridimensional dos objetos. Centra-se na liberdade que o artista deve ter para decompor e recompor a realidade a parir de seus elementos geométricos.

3 Principais características: * geometrização das formas e volumes; * renúncia à perspectiva; * o claro-escuro perde sua função; * representação do volume colorido sobre superfícies planas; * sensação de pintura escultórica; * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.

4 Les Demoiselles DAvignon, Picasso 1907

5 Guernica, Pablo Picasso

6 Fernand Léger The Discs in the City

7 O Homem alimenta o Café 1914.

8 Natureza morta. Diego Rivera, 1915

9 Abapuru, Tarsila do Amaral (1917)

10 Tarsila do Amaral

11 Di Cavalcanti: Baile Popular

12 Di Cavalcanti Ivete (1963)

13 ANITA MALFATTI "A Boba" /1916

14 "Duas Amigas" de Lasar Segall

15 Lasar Segall, Bananal

16

17 Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto: Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti ( ). Rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade. Defende a destruição de museus e de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de higienizar o mundo. Rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Exaltavam a guerra e a violência.

18 A pintura foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a idéia de dinamismo – deformação e desmaterialização. Os objetos não se esgotam no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.cubismo abstracionismo

19 Giacomo Balla Velocidade de uma motocicleta 1913

20 "Velocidade Abstrata - O carro passou" Giacomo Balla

21 Giacomo Balla, Corrente de cachorro em movimento, 1912.

22 Matéria do olhar [Giacomo Balla]

23 Umberto Boccioni Custo dos lanceiro 1915 M

24 Umberto Boccioni Dinamismo da cabeça de um Homem 1914

25 Carlos Carra, Patriotic Celebration, 1915

26 Formas únicas da continuidade no espaço Umberto Boccioni

27 MIGUEL WESTERBERG METRO DO ROSSIO LISBOA 2001

28 Estilo cubista ano 2001

29 Gino Severini Dança Branca, 1911

30 Luigi Russolo Dynamism of a Car,

31 Antonio Sant Elia Arquitetura

32

33 Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.

34 Principais características: * pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio

35 Edvard Munch - O Grito 1893

36 Golgotha Edward Munch 1900

37 Girassóis, 1888 de agosto, Vincent Van Gogh

38 Campo de Trigo com Corvos

39 Cézanne: Crisântemos

40 Arearea (Joyousness) 1892

41 James Ensor Intrigue. 1911

42 Ernst Ludwig Kirchner

43 Retirantes" de Candido Portinari

44 Lavrador de Café, Candido Portinari, 1934

45 Anita Malfatti Estudante

46 Anita Malfatti A Mulher de Cabelos Verdes (1915–1916)

47

48 O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão. vanguardaZurique1916escritores Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.Primeira Guerra Mundial

49 O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical. Pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.

50 O poeta romeno Tristan Tzara, dá uma receita, para fazer, um poema dadaísta:romenoTristan Tzara Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.

51

52 Max Ernst, Oeudipus Rex

53 Idylle, de Francis Picabia

54 Max Ernst

55 Blauer Vogel, Kurt Schwitters, 1922

56

57

58 O surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra Mundial ( ) e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos. Corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente, este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

59 Características do Surrealismo: · valoriza a intervenção fantasiosa na realidade; · ressalta o automatismo contra o domínio da consciência; · as formas da realidade são completamente abandonadas. · Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.

60

61 A Persistência da memória, de Salvador Dalí.

62 Premonição da guerra civil (Salvador Dali)

63

64 René Magritte.

65 Publi-Press de Paul Delvaux.

66 Yves Tanguy - Shadow Country (1927)

67

68 Contos da Goldra - Avatares do Momento


Carregar ppt "O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque.1907 1914Pablo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google