A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo."— Transcrição da apresentação:

1

2 VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo ousado e técnico.

3 Ao se iniciarem os anos de 1900, a Europa suportava a herança do final do século XIX, por duas situações antagônicas, mas complementares: euforia exagerada diante do progresso industrial e os avanços tecnológicos-científicos como a eletricidade, por exemplo. As conseqüências desse avanço no processo burguês -industrial: uma disputa cada vez mais acirrada pelo domínio dos mercados fornecedores e consumidores, que resultaria a primeira guerra mundial. Contrastando com o clima de euforia da burguesia, também vamos encontrar o pessimismo característico desse final de século. Essa contradição gerou um clima de efervescência artística, favorecendo o aparecimento de várias tendências preocupadas com com uma nova interpretação da realidade.

4 A essa multiplicidade de tendências, os vários ismos - Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, convencionou-se a chamá-las de vanguardas européias, respon- sáveis por diversos manifestos artísticos, tanto na arte como na escrita. FUTURISMO: O primeiro manifesto do movimento foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por Fillipo Tommaso Marinetti. Ele exaltou a vida moderna, procurou estabelecer o culto a máquina e a velocidade, pregando a destruição do passado e os meios tradicionais da expressão literária. Ex.: Nós queremos demolir os museus, combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

5 DADAÍSMO: Movimento que enfatiza a destruição e a anarquia de valores e formas. Seu principal representante foi Tristan Tzara. Essa arte pretendia causar escândalo e surpresa, destruir o bom senso, além de romper qualquer tipo de equilíbrio. CUBISMO: Nascido a partir das experiências de Pablo Picasso e de George Braque, desenvolveu-se mais na pintura, valorizando formas geométricas. Na literatura, o cubismo viveu seu primeiro momento de manifesto-síntese assinado por Apollinare ( ). A literatura cubista valoriza a proposta da vanguarda Européia de aproximar ao máximo das manifestações artísticas (pintura, literatura, música, escultura).

6 Surrealismo Destruindo a radicalidade do dadaísmo, defende que o caráter destrutivo dadaísta deve corresponder umas das etapas de criação. Como etapa posterior à demolição das tradições burguesa, estaria construindo um novo conceito da realidade, baseado no surreal, isto é, a noção do real, acrescenta a razão a imaginação, o sonho a fantasia criadora do inconsciente, desvendadas de seus mistérios mais profundos pela psicanálise de Freud. Não será o temor da loucura que nos forçará a hastear a bandeira da imaginação a meio pau.[...]

7 Pintura Cubista Pintura Expressionista Escultura Futurista Pintura Surrealista

8 Poesia concreta Foi lançada oficialmente em 1956, com a exposição da arte concreta, os três poetas que iniciaram as experiências do concretismo foram : Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Acompanhando o progresso de uma civilização tecnológica e respondendo às exigências de uma sociedade compelida pela rapidez das transformações e pela necessidade de uma comunicação cada vez mais objetiva e veloz nas décadas de 1950 a 1960 assistiram ao lançamento de tendências poéticas caracterizadas por inovação formal, maior proximidade com outras manifestações artísticas e negação do verso formal.

9 Características: negação ao verso tradicional; Poema objeto; Disposição geométrico dos vocábulos; Realismo total; Participação ativa do leitor. beba coca cola babe cola beba cola babe cola caco caco cola ( Décio Pignatari )

10 AGORA É SUA VEZ: 1-FAÇA UMA FRASE FUTURISTA. 2- CRIE UMA POESIA CONCRETISTA.


Carregar ppt "VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google