A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A RTE E REPRESENTAÇÃO. O QUE DISTINGUE REALIDADE E FICÇÃO ? Tudo o que existe no mundo conhecido; Tudo que identificamos como concreto e verdadeiro REALIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A RTE E REPRESENTAÇÃO. O QUE DISTINGUE REALIDADE E FICÇÃO ? Tudo o que existe no mundo conhecido; Tudo que identificamos como concreto e verdadeiro REALIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 A RTE E REPRESENTAÇÃO

2 O QUE DISTINGUE REALIDADE E FICÇÃO ? Tudo o que existe no mundo conhecido; Tudo que identificamos como concreto e verdadeiro REALIDADE F ICÇÃO Relaciona-se à criação. À invenção, a fantasia, ao imaginário; Promove a construção ou a representação de uma realidade, com um objetivo específico de:

3 Promover a reflexão; Encantar; Criticar; Divertir, etc. Os mundos ficcionais podem corresponder á realidade ou propor novas realidades imaginadas. Toda obra de ARTE é uma REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE

4 O QUE É ARTE AFINAL ? Na antiguidade estava relacionado ao conceito de harmonia, proporção entre formas – Ideal de beleza grego – SER HUMANO – modelo de perfeição; Século XIX – romantismo – sentimento e a imaginação eram os princípios de criação artística – BELO desvinculado da harmonia das formas. Durante muito tempo a arte foi entendida como: REPRESENTAÇÃO DO BELO O QUE É BELO ?

5 Século XX em diante – diferentes formas de conceber o modo de fazer artístico Deixa de ser representação do belo Passa a expressar também: O movimento; A Luz ou a interpretação geométrica das formas existentes; Pode recriá-las; Em alguns casos representa o inconsciente do ser humano.

6 A ARTE passa a ser entendida como a permanente R ECRIAÇÃO DE UMA LINGUAGEM Meio de provocar a reflexão no observador sobre o lugar da própria arte na sociedade de consumo. PROVOCAÇÃO; ESPAÇO DE REFLEXÃO E INTERPRETAÇÃO; REFLEXO DO ARTISTA; EXPRESSÃO DE UMA ÉPOCA E CULTURA.

7 V ÁRIAS FORMAS DE ARTES Pintura; Escultura; Música; Fotografia; Arquitetura; Dança; Cinema; Literatura oral e escrita; Teatro e outras.

8 A GENTE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA Os contextos de produção de uma obra dá pistas sobre o seu significado e sobre as intenções do seu autor. Se a arte revela uma maneira de ver o mundo cada artista revela seu olhar sobre a realidade de seu tempo Portanto toda OBRA DE ARTE interage com o PÚBLICO Participa das escolhas que o artista faz; Ao estabelecer o diálogo com a obra participa da sua construção e do sentido que ela pode exprimir.

9 ARTISTA; CONTEXTO; PÚBLICO; A ARTE se manifesta através de determinada LINGUAGEM que se desenvolve em uma ESTRUTURA e circula em determinado MEIO. Exemplo: um filme produzido para TV é diferente do produzido para o cinema. RESUMINDO Os agente que contribuíram parra sua criação foram: LINGUAGEM; ESTRUTURA; CONTEXTO DE CIRCULAÇÃO.

10 Mona Lisa - Leonardo da Vinci Mona Lisa - Basquiat

11

12


Carregar ppt "A RTE E REPRESENTAÇÃO. O QUE DISTINGUE REALIDADE E FICÇÃO ? Tudo o que existe no mundo conhecido; Tudo que identificamos como concreto e verdadeiro REALIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google