A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA WALTER BENJAMIN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA WALTER BENJAMIN."— Transcrição da apresentação:

1 A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA WALTER BENJAMIN

2 REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA SURGIU NO SÉCULO XIX UM NOVO PROCESSO DE PRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE; SURGIU NO SÉCULO XIX UM NOVO PROCESSO DE PRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE; O OLHO APREENDE MAIS DEPRESSA A IMAGEM DO QUE A MÃO DESENHA OU ESCREVE; O OLHO APREENDE MAIS DEPRESSA A IMAGEM DO QUE A MÃO DESENHA OU ESCREVE; HOUVE UM SALTO DA LITOGRAFIA PARA A FOTOGRAFIA. HOUVE UM SALTO DA LITOGRAFIA PARA A FOTOGRAFIA.

3 AUTENTICIDADE CARACTERISTICAS: OBRA ÚNICA, IRREPRODUTÍVEL, AUTÊNTICA; AQUI E AGORA; AUTONOMIA; AUTORIDADE E TRADIÇÃO. CARACTERISTICAS: OBRA ÚNICA, IRREPRODUTÍVEL, AUTÊNTICA; AQUI E AGORA; AUTONOMIA; AUTORIDADE E TRADIÇÃO. APENAS PESSOAS SELETAS TINHAM ACESSO À OBRA DE ARTE (TELA DE PINTOR FAMOSO; OPERA, PEÇA TEATRAL, CONCERTO, BALÉ). APENAS PESSOAS SELETAS TINHAM ACESSO À OBRA DE ARTE (TELA DE PINTOR FAMOSO; OPERA, PEÇA TEATRAL, CONCERTO, BALÉ).

4

5 ARTE PÓS-AURÁTICA A FOTOGRAFIA E O CINEMA PROMOVEM A DESTRUIÇÃO DA OBRA DE ARTE ACESSIVEL A POUCOS. A FOTOGRAFIA E O CINEMA PROMOVEM A DESTRUIÇÃO DA OBRA DE ARTE ACESSIVEL A POUCOS. A REPRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE NA MÚSICA, FOTOGRAFIA E NO CINEMA FAZ COM QUE CHEGUE À MASSA. A REPRODUÇÃO TÉCNICA DA OBRA DE ARTE NA MÚSICA, FOTOGRAFIA E NO CINEMA FAZ COM QUE CHEGUE À MASSA.

6 FOTOS E FILMES EMANCIPAÇÃO DA ARTE COM A REPRODUÇÃO EM SÉRIE DE FOTOS E FILMES QUE SE TORNAM ACESSÍVEIS À MASSA. EMANCIPAÇÃO DA ARTE COM A REPRODUÇÃO EM SÉRIE DE FOTOS E FILMES QUE SE TORNAM ACESSÍVEIS À MASSA. FOTOS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL; LAMPIÃO E MARIA BONITA; FOTOS: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL; LAMPIÃO E MARIA BONITA; FILMES: TEMPOS MODERNOS; O DITADOR; BEN HUR; CLEÓPATRA; TEMPOS MODERNOS; OS DEZ MANDAMENTOS; TERRA EM TRANSE. FILMES: TEMPOS MODERNOS; O DITADOR; BEN HUR; CLEÓPATRA; TEMPOS MODERNOS; OS DEZ MANDAMENTOS; TERRA EM TRANSE.

7

8

9

10 VALOR DE CULTO OBRA DE ARTE AURÁTICA OBRAS DE ARTE DA MITOLOGIA GRECO-ROMANA OU DO CRISTIANISMO ERAM OBJETO DE CULTO. OBRAS DE ARTE DA MITOLOGIA GRECO-ROMANA OU DO CRISTIANISMO ERAM OBJETO DE CULTO. ALGUMAS OBRAS COM VALOR DE CULTO ERAM ACESSÍVEIS APENAS A VESTAIS E SACERDOTES. ALGUMAS OBRAS COM VALOR DE CULTO ERAM ACESSÍVEIS APENAS A VESTAIS E SACERDOTES.

11

12 VALOR DE EXPOSIÇÃO COM O FIM DA AURA, O VALOR DE CULTO CEDE LUGAR AO VALOR DE EXPOSIÇÃO; COM O FIM DA AURA, O VALOR DE CULTO CEDE LUGAR AO VALOR DE EXPOSIÇÃO; A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA DA OBRA DE ARTE MODIFICA A RELAÇÃO DA MASSA COM A ARTE. MILHÕES DE PESSOAS PASSAM A VER A MESMA OBRA DE ARTE AO MESMO TEMPO. A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA DA OBRA DE ARTE MODIFICA A RELAÇÃO DA MASSA COM A ARTE. MILHÕES DE PESSOAS PASSAM A VER A MESMA OBRA DE ARTE AO MESMO TEMPO.

13

14 VALOR DE ETERNIDADE EM CRISE OS GREGOS DA ANTIGUIDADE FIZERAM OBRAS DE VALOR ETERNO PORQUE DESCONHECIAM OS MEIOS DE SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA; OS GREGOS DA ANTIGUIDADE FIZERAM OBRAS DE VALOR ETERNO PORQUE DESCONHECIAM OS MEIOS DE SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA; COM A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM NOSSOS DIAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA E DO CENEMA, O VALOR DE ETERNIDADE ENTROU EM CRISE. COM A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM NOSSOS DIAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA E DO CENEMA, O VALOR DE ETERNIDADE ENTROU EM CRISE.

15 FOTOGRAFIA E CINEMA O TRABALHO DE LABORATORIO NA FOTOGRAFIA E NA MONTAGEM DE UM FILME OU NOVELA DIFEREM DO TEATRO, ONDE NESTE O ATOR REPRESENTA DIRETO DIANTE DO PÚBLICO SEM MONTAGEM/ ESTÚDIO. O TRABALHO DE LABORATORIO NA FOTOGRAFIA E NA MONTAGEM DE UM FILME OU NOVELA DIFEREM DO TEATRO, ONDE NESTE O ATOR REPRESENTA DIRETO DIANTE DO PÚBLICO SEM MONTAGEM/ ESTÚDIO. A ARTE EM NOSSOS DIAS SERÁ MAIS EFICAZ QUANTO MAIS REPRODUZIR. A ARTE EM NOSSOS DIAS SERÁ MAIS EFICAZ QUANTO MAIS REPRODUZIR.

16 PINTOR E CINEGRAFISTA O PINTOR PRODUZ UMA OBRA TOTAL ENQUANTO O CINEGRAFISTA, FRAGMENTOS. O PINTOR PRODUZ UMA OBRA TOTAL ENQUANTO O CINEGRAFISTA, FRAGMENTOS. PINTORES DA ARTE AURÁTICA QUERIAM QUE SEUS QUADROS FOSEM VISTOS POR POUCAS PESSOAS, PORÉM CINEGRAFISTAS PRODUZEM PARA AS MASSAS. PINTORES DA ARTE AURÁTICA QUERIAM QUE SEUS QUADROS FOSEM VISTOS POR POUCAS PESSOAS, PORÉM CINEGRAFISTAS PRODUZEM PARA AS MASSAS.

17 FUNÇÃO SOCIAL E POLITICA A ARTE DO CINEMA TEM SIDO UTILIZADA COM FINS SOCIAIS E POLITICOS, DESDE FILMES DE CHAPLIN A DESENHOS ANIMADOS DE DISNEY. A ARTE DO CINEMA TEM SIDO UTILIZADA COM FINS SOCIAIS E POLITICOS, DESDE FILMES DE CHAPLIN A DESENHOS ANIMADOS DE DISNEY.

18 RECEPÇÃO TÁTIL E ÓTICA A ARQUITETURA JAMAIS DEIXOU DE EXISTIR; SUA HISTORIA ANTECEDE AS DEMAIS ARTES; A ARQUITETURA JAMAIS DEIXOU DE EXISTIR; SUA HISTORIA ANTECEDE AS DEMAIS ARTES; DUPLA FORMA DE RECEPÇÃO: PELO USO E PELA PERCEPÇÃO; POR MEIOS TÁTEIS E ÓTICOS; DUPLA FORMA DE RECEPÇÃO: PELO USO E PELA PERCEPÇÃO; POR MEIOS TÁTEIS E ÓTICOS; AS MASSAS PROCURAM DISTRAÇÃO NO CINEMA [E NA TV] PELA RECEPÇÃO TÁTIL E ÓTICA DAS SUAS IMAGENS. AS MASSAS PROCURAM DISTRAÇÃO NO CINEMA [E NA TV] PELA RECEPÇÃO TÁTIL E ÓTICA DAS SUAS IMAGENS.

19 CONCLUSÃO ENFIM, O CINEMA PODE CONTRIBUIR PARA PERCEPÇÃO DA REALIDADE E SUA TRANSFORMAÇÃO PELAS MASSAS. ENFIM, O CINEMA PODE CONTRIBUIR PARA PERCEPÇÃO DA REALIDADE E SUA TRANSFORMAÇÃO PELAS MASSAS. WALTER BENJAMIN ESCREVEU ESTE TEXTO ANTES DA II GRANDE GUERRA; O MUNDO DA CULTURA E DA TÉCNICA MUDOU MUITO DESDE ENTÃO, MAS NEM POR ISTO O TEXTO TEM MENOR VALOR. WALTER BENJAMIN ESCREVEU ESTE TEXTO ANTES DA II GRANDE GUERRA; O MUNDO DA CULTURA E DA TÉCNICA MUDOU MUITO DESDE ENTÃO, MAS NEM POR ISTO O TEXTO TEM MENOR VALOR.

20


Carregar ppt "A OBRA DE ARTE E SUA REPRODUÇÃO TÉCNICA WALTER BENJAMIN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google