A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sétima Arte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sétima Arte."— Transcrição da apresentação:

1 Sétima Arte

2 Desde sempre, o Homem procurou formas de captar o movimento.
Os jogos de sombras chineses, que consistiam na projecção de silhuetas numa tela ou parede, através de marionetas, foram uma das primeiras tentativas de reproduzir o movimento.

3

4 Leonardo da Vinci criou a Câmara escura que depois viria a inspirar a criação da Lanterna mágica pelo alemão Athanasius Kirtcher.

5                                                   

6 Foi o americano Thomas Edison que em colaboração com o escocês William Kennedy Dickson inventou o kinetoscópio.

7

8 Louis e Auguste Lumière fundaram a primeira sala de cinema comercial
Louis e Auguste Lumière fundaram a primeira sala de cinema comercial. As primeiras fitas projectas reproduziam cenas do quotidiano: saída de operários de uma fábrica, a hora da refeição, um ferreiro a trabalhar... O cinematógrafo foi uma invenção dos Irmãos Lumière, que combinava as funções de câmara e projector.

9

10 Na Exposição Universal de Paris em 1900, foram apresentados pela primeira vez filmes com som. Foi montado sob a Torre Eiffel um écran gigante com 15 metros de altura e 21 de largura. Cerca de espectadores por dia podiam apreciar imagem e som em simultâneo.

11

12 Georges Méliès utilizou pela primeira vez efeitos especiais e cenários, transformando a fotografia animada numa nova forma de expressão artística - a Sétima Arte.

13

14 Charles Pathé cria a primeira grande indústria de filmes
Charles Pathé cria a primeira grande indústria de filmes. Surgem as primeiras comédias, dramas, séries policiais... Nasce a primeira estrela cómica - Max Linder (antecessor de Chaplin) e Sarah Bernhardt (actriz de teatro que se dedicou ao cinema).

15

16 Durante a 1ª Guerra Mundial ( ) o cinema desenvolve-se do outro lado do Atlântico - nasce Hollywood. Mack Sennett, o maior produtor de comédias do cinema mudo, descobre Charlie Chaplin e Buster Keaton.

17

18 Nos estúdios americanos desenvolvem-se comédias, policiais, westerns e musicais. Surge o Star System (o fabrico de estrelas), como Mary Pickford, a “Noiva da América” e Rudolfo Valentino.

19

20 Para incentivar a produção cinematográfica são criados prémios, os “Óscares”. O primeiro “Óscar” foi entregue em 1929, pelo actor Douglas Fairbanks, em Los Angeles. A premiação significa prestígio para o filme, actores, realizadores e aumenta os rendimentos da bilheteira. O primeiro filme a ser premiado chamava-se “Wings”.

21

22 Com o “Cantor de Jazz”, o cinema mudo, tinha os seus dias contados
Com o “Cantor de Jazz”, o cinema mudo, tinha os seus dias contados. Estrelas como Chaplin entraram em decadência, outras surgiram no firmamento, até aos nossos dias.

23

24 Obrigado irmãos Lumière!

25 Fim


Carregar ppt "Sétima Arte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google