A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea
(Gonçalves, UERJ)

2 A arte nos importa menos pelo que expressa e mais pelas marcas que pode deixar em nós, pela qualidade das experiências subjetivas que pode suscitar.

3 Por isso cabe pensar a relação entre arte e comunicação hoje:
pelos usos diferenciados das tecnologias de comunicação; pelo papel dessas tecnologias na sociedade atual, enquanto processos comunicativos ou produção de subjetividade.

4 Afinal, a condição contemporânea da produção artística tem ligação:
com a cultura comunicacional; com a evolução tecnológica; com a produção de modos de existência, de subjetivação.

5 Pós-modernidade O mundo atual é marcado por: incerteza; fragmentação;
acumulação; colagem e justaposição de tempos, espaços e experiências. Pós-modernidade

6 modernidade, e vai assumir um permanente estado de descontinuidade.
Logo, a arte contemporânea deixa para trás uma certa “coerência sistêmica” característica da modernidade, e vai assumir um permanente estado de descontinuidade.

7 A noção de “arte” surge no Renascimento
A partir da noção de indivíduo moderno e de autoria, a pintura, por exemplo, deixa de ser religiosa e ritual para ser objeto estético, migrando da arquitetura para a tela, que se torna uma “janela” que simula o mundo real.

8 A arte moderna constitui depois novos modelos de apreciação e produção de arte.
Ela discute a própria arte, enquanto linguagem expressiva, estrutura narrativa e modo de perceber o mundo.

9 Metade do século XX: a história passa a ser contada “em migalhas”.
O que morre não é a arte em si, mas sua identificação com um relato oficial e uma experiência que produz objetos auráticos concebidos para serem contemplados.

10 O homem se torna capaz de reproduzir o real ou alterá-lo (fotografia) e, em seguida, de reinventá-lo (cinema).

11 Realismo Fantástico (1967)
E se a realidade é cada vez mais o que fazemos dela, a arte moderna deseja justamente se libertar das amarras que a limitavam: do mimetismo que reforçava as grandes narrativas sobre a realidade. Realismo Fantástico (1967)

12 Enquanto a arte moderna diz respeito ao mundo da indústria, das estruturas e categorias, a arte contemporânea se inscreve em outra modalidade de experiência histórico-cultural: ela fala da “morte da arte”.

13 A arte, em sua condição contemporânea, não se interessa mais por produzir saberes ou sagrados.
Daí a grande liberdade para o uso desde objetos banais às telas do computador como suporte para arte, constituindo uma vasta rede sígnica.

14 A arte se permite interessantes
modalidades expressivas: arranjos singulares com a imagem, o texto, o gesto e as sonoridades, que podem ser descolados de seus contextos e usos tradicionais para criações onde são articulados de forma inusitada.

15 ambientes-objeto vídeo-performances arte e desconstrução teatro-dança

16 Com isso, é a própria experiência da arte que se modifica, bem como nossos parâmetros de percepção.

17 O modelo de mundo da civilização ocidental nos fez crer que tudo é transformável em mercadoria e, portanto, intercambiável. ARTE COMO MERCADORIA!

18 “A única finalidade aceitável das atividades humanas é a produção de uma subjetividade auto-enriquecendo de modo contínuo sua relação com o mundo” (Guattari).

19 Madonna dei Fusi Da Vinci - 1502
Madonna do Fuso foi uma pintura de Leonardo da Vinci, realizada a óleo, em Florença, no ano de Foi pintado quase no mesmo período de Mona Lisa, daí o fato de as paisagens no fundo da composição serem semelhantes em ambos os quadros. O nome desta pintura realizada por Leonardo é esse porque o Menino segura um fuso de fiar, cuja forma, em primeira vista, se assemelha a uma cruz. O fuso demonstra o espírito doméstico da Madonna, mas também remete o observador para uma alusão da cruz, símbolo de Jesus Cristo. Ao longo dos tempos, vários críticos têm atribuído diversas interpretações ao fuso, mas o mais certo, é mesmo que represente uma cruz, mas simplesmente, de forma simbólica. Em segunda hipótese, está a idéia de que o Menino brinca com o fuso com alegria, o que seria considerado uma heresia na altura em que foi pintada, caso este represente uma cruz. A imagem de Jesus brincando com a cruz não seria aceite pela conservadora sociedade, e menos ainda pela Igreja e pelo Tribunal Inquisidor. Madonna dei Fusi Da Vinci

20 Black Fish Georges Braque

21 Instalação Bienal de São Paulo - 2007

22 Instalação Bienal de São Paulo - 2007
Madonna dei Fusi Da Vinci Black Fish Georges Braque -1942 Instalação Bienal de São Paulo


Carregar ppt "Comunicação, Cultura e Arte Contemporânea"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google