A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO
Cara Brasileira ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO

2 A diversidade harmoniosa
A cultura brasileira é aberta à incorporação de diversas manifestações culturais sem se sentir ameaçada. A miscigenação – destrutiva em outros contextos – no Brasil provou ser benéfica. Tema central: a índole relacional (as relações englobam os próprios indivíduos, sobrepondo-se a estes em graus de importância). Brasil: uma enorme experiência de virtudes como paciência, inventividade e capacidade de mover-se entre os diversos códigos de comportamento. Uma tênue linha separa o sacro do profano, o formal do informal, o público do privado, a emoção da regra.

3 Critérios e problemas das especificidades
A “cara do Brasil” é uma amálgama cultural, ligada a alguns traços de sua organização social (a federação dos Estados, a lingua geral, a mistura de raças). A identificação de uma imagem unitária pode ser facilitada pelos aspectos ligados à natureza, aos traços psicológicos, à expressão cultural (baseada na capacidade de reciclagem, assimilação e releitura). Alguns traços que contribuem à uma imagem unitária do Brasil estão ligados a realidades locais específicas (cultura negra de Bahia, Floresta Amazônica, Pantanal, música de regiões específicas, etc.).

4 Além disso, muitos elementos fortemente ligados à especificidade geográfica, ambiental, étnica, social ou cultural são produzidos em regiões de menor recursos sócio-econômico. Brasileiros: dificultade na leitura realista da diversidade; preferem leitura hierárquica, por meio da qual “enquadrar” as coisas (p.ex. se considera que as regiões brasileiras são complementares entre si). A brasilidade deve ser ligada às tradições culturais, mas por outro lado as rápidas transformações fazem e farão sempre parte do “estilo” brasileiro. É preciso evitar o risco de escolher um caminho entre tradição e inovação sob a égide de uma influência cultural externa. Há, p.ex., demanda do mercado em relação a um regionalismo da moda: o folclórico é muito perigoso, seria apenas uma máscara.

5 A valorização das especificidades
A natureza terá muitos aspectos valorizáveis (diversidade, exuberância, riqueza visual, qualidade estética e fármaco-terapêutica, cultura náutica). Um grande potencial artístico e cultural: o Brasil conta com talentos à altura dos expoentes mundiais em todos os campos (literatura, poesia, cinema, arquitetura, pintura, instalações, teatro). A díade do barroco e do modernismo, expressões antagônicas e complementares da cultura brasileira, poderão estar associados: o primeiro aos produtos e serviços ligados à expressão popular; o segundo à produção brasileira no âmbito da alta tecnologia, no design, na música e na arquitetura.

6 A música popular constituirá a maior e melhor contribuição brasileira ao mundo no século 21. É uma manifestação coletiva que cresce organicamente em contínua mutação. É moderna, competitiva, refinada e bem estruturada. As manifestações populares conservam um papel importante na formação cultural da sociedade. As manifestações religiosas representam também uma das mais importantes expressões da brasilidade. Um dos mais importantes desafios do futuro será capturar a originalidade de populações que vivem à margem da sociedade. Elas sinalizam a intenção de um sangue novo e um contraponto ao consumismo, insistente e imitativo.

7 Pontos fortes Pontos fraços
1) o pluralismo racial e cultural; 2) os elementos culturais provenientes de tradições e experiências de vida populares; 3) a alegria e o otimismo; 4) as características sincréticas da cultura; 5) a ênfase nos relacionamentos pessoais. Pontos fraços 1) a falta de auto-estima, fruto de pobreza cultural; 2) a falta de confiança nas autoridades e no governo; 3) um certo desprezo pela técnica; 4) a idéia de malandragem como necessidade de tirar partido de tudo; 5) a escassa divulgação do trabalho cultural brasileiro.


Carregar ppt "ESPECIFICIDADES CULTURAIS E POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google