A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte, cultura e literatura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte, cultura e literatura"— Transcrição da apresentação:

1 Arte, cultura e literatura
Para compreender imagens

2 Arte: uma forma de conhecimento
Arte : recria um mundo singular, regido por características próprias. Platão, em O banquete, afirma que criação é tudo aquilo o que “passe do não ser ao ser”. O artista recria a realidade, de acordo com suas vivências, sonhos e ideais.

3 RETRATO DE JOVEM MULHER (1525)
B. Luini

4 1938 Pablo Picasso

5 Arte é linguagem e linguagem é uma das maneiras de simbolizar o mundo.
“A arte é uma transformação simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um mundo outro” (Ferreira Gullar)

6 A B P O R U Tarsila do Amaral

7 Definições sobre ARTE “A arte é a expressão ou criação do belo.” (Conceito Clássico) “Temos a arte para não morrer da verdade.” (Nietzsche) “A arte é longa, a vida é breve demais para fruí-la.” (Provérbio Latino) “A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta.” (Fernando Pessoa)

8 “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível
“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.” (Leonardo Da Vinci) “A arte é o que agrada os sentidos.” (São Tomás de Aquino) “Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.” (G. Bernard Shaw) “A arte é uma mentira que revela a verdade.” (Pablo Picasso)

9 A ARTE se comporta como representação ou como estilização
Há pelo menos dois modos de ver e compor as formas no espaço: 1ª: Abstração - Extrai das coisas seus elementos constitutivos, essenciais. Necessidade profunda do sujeito e de sua cultura de se posicionarem perante o caos de uma existência aberta ao acaso e à morte. É uma manifestação particular, subjetiva, captura às essências e estiliza o objeto.

10 Salvador Dalí

11 TERESA  A PRIMEIRA VEZ que vi Teresa Achei que ela tinha pernas estúpidas Achei também que a cara parecia uma perna Quando vi Teresa de novo Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo (Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse) Da terceira vez não vi mais nada Os céus se misturaram com a terra E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas. Manuel Bandeira

12 2ª - Naturalismo: Busca representar o objeto de forma fiel. Empenha-se em busca de formas e ritmos capazes de transmitir a plenitude da vida terrena. Vale-se das técnicas da mímese.

13 O casal Arnolfini, 1434 Jan Van Eyck

14 Dizei, Senhora, da Beleza ideia: Para fazerdes esse áureo crino, Onde fostes buscar esse ouro fino? De que escondida mina ou de que veia? Dos vossos olhos essa luz febeia, Esse respeito, de um império dino? Se o alcançastes com saber divino, Se com encantamentos de Medeia? De que escondidas conchas escolhestes As perlas preciosas orientais Que, falando, mostrais no doce riso? Pois vos formastes tal como quisestes, Vigiai-vos de vós, não vos vejais; Fugi das fontes: lembre-vos Narciso. Camões


Carregar ppt "Arte, cultura e literatura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google