A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMÍCIAS DA SABEDORIA a alma grega não envelhece Clique para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMÍCIAS DA SABEDORIA a alma grega não envelhece Clique para continuar."— Transcrição da apresentação:

1

2 PRIMÍCIAS DA SABEDORIA a alma grega não envelhece Clique para continuar

3 A coisa mais bela é a justiça, a melhor é ter saúde, e a coisa mais aprazível é ter o que se deseja. Teógnis – séc. VI-V a. C.

4 Da terra tudo vem e nela tudo acaba. Xenófanes – séc. VI-V a. C.

5 A mim mesmo me estudei. Heráclito – séc. VI-V a. C.

6 Grande mal é a fama para os homens; óptima a experiência; muitos têm fama de bons, sem nunca terem sido experimentados. Teógnis – séc. VI-V a. C.

7 É difícil ser bom. Protágoras – séc. V a. C.

8 Aos homens todos é dado conhecerem-se a si mesmos e saberem pensar. Heráclito – séc. VI-V a. C. …porque pensar é o mesmo que existir. Parménides – séc. VI-V a. C.

9 Para quem entrar no mesmo rio, outras são as águas que nele correm. Heráclito – séc. VI-V a. C.

10 O homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto existem, e das que não são, enquanto não existem. Protágoras – séc. V a. C. Ora, para nós, é Deus que deverá ser a medida de todas as coisas, muito mais do que o homem, conforme por aí se afirma. Platão – séc. V-IV a. C.

11 Para o Deus é tudo belo, bom e recto; os homens é que tomam umas coisas por injustas, outras por justas. Heráclito – séc. VI-V a. C.

12 Ser sensato é a maior excelência, ser sábio é dizer a verdade e proceder de acordo com a natureza. Heráclito – séc. VI-V a. C.

13 Luta pelo mérito e ama a justiça. Não te domine a ganância, que é ignomínia. Teógnis – séc. VI-V a. C.

14 Ninguém saberia o nome da justiça se não fora a injustiça. Heráclito – séc. VI-V a. C.

15 Não me estimes só com palavras, se outro é o pensar da tua mente, se és amigo e tens ânimo fiel. Estima-me de coração puro, ou despede-me e odeia-me abertamente, suscitando uma contenda. Quem tem um coração separado da língua é vil companhia. Teógnis – séc. VI-V a. C.

16 Efémeros! Que somos nós? Que não somos? Sombra de um sonho é o homem. Mas quando vier um raio de luz divina, então um fúlgido resplendor e uma doce vida sobrevirá aos homens. Píndaro – séc. VI-V a. C.

17 De tudo quanto gastamos, o mais caro é o tempo. Antifonte – séc. V a. C.

18 Que delícia um homem que é verdadeiramente homem! Menandro – séc. IV-III a. C.

19 Quem fala a seu tempo, limitando a poucas palavras o espaço de muitas, está menos sujeito à censura humana. Píndaro – séc. VI-V a. C.

20 Ao ignorante parece não pensar bem aquele que diz coisas sensatas. Eurípedes – séc. V a. C.

21 Parece que deviam os bons possuir a riqueza e os maus arrastar o fardo da pobreza. Teógnis – séc. VI-V a. C.

22 Homens, que tantos erros cometeis, para que ensinais ciências mil, e imaginais e descobris todos os recursos? Uma só coisa não sabeis nem alcançastes ainda: ensinar o bom senso a quem não tiver siso. Eurípedes – séc. V a. C.

23 Envelheço aprendendo sempre muita coisa. Sólon – séc. VII-VI a. C.

24 Vê como um todo, pensa como um todo, ouve como um todo. Xenófanes – séc. VI-V a. C.

25 Um só Deus, dentre deuses e homens o maior, que não semelhante aos mortais, de corpo nem de espírito. Xenófanes – séc. VI-V a. C.

26 Conhece-te a ti mesmo. Nada em excesso. Máximas inscritas no pórtico do templo de Apolo em Delfos, atribuídas aos sete sábios da Grécia.

27 Diz-se que, uma vez, Pitágoras, passando por um cão a quem batiam, o lamentou, proferindo tais palavras: Pára, não batas mais, porque é a alma de um amigo que reconheci, ao ouvir a sua voz. Xenófanes – séc. VI-V a. C.

28 A ordem do mundo, a mesma para todos, não a criou nenhum dos deuses, nem dos homens, mas sempre foi, é e será um fogo sempre vivo, que se acende por medida, e por medida se extingue. Heráclito – séc. VI-V a. C.

29 Música: M. Theodorakis – dança Zorba, o Grego Imagens: www Recolha de textos: J. Alberto de Oliveira Edição:


Carregar ppt "PRIMÍCIAS DA SABEDORIA a alma grega não envelhece Clique para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google