A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

o acordar da consciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "o acordar da consciência"— Transcrição da apresentação:

1 o acordar da consciência
ORAÇÃO É VIGIAR: o acordar da consciência «Vigiai e orai, para não cairdes em tentação» (Mt 26,41). Jesus deixava a multidão e se retirava para a oração. Ele não multiplicava as palavras, vivia constantemente em comunhão com o Pai.

2 O face-a-face que desperta
Jesus vivia em continua comunhão com o Pai, por isso tinha uma consciência atenta, viva e sensível e um coração cheio de amor. Uma vida coerente e fiel à Sua missão. Como Jesus, também nós precisamos de estar em comunhão com o Pai para termos uma consciência viva, atenta e sensível. Uma consciência fechada em si mesma, entorpece e morre, autodestruí-se.

3 Escutar a Palavra É preciso vigiar para escutar com atenção a Palavra de Deus. Vigiar é dar atenção a Alguém que tanto nos ama. A Sua Palavra é Vida, e Vida eterna. É abrir o coração a Deus: quero compreender a Sua Palavra. Por isso, peço-Lhe que me liberte da superficialidade, dos apegos, da sensibilidade, e sobretudo, do orgulho.

4 A vida terrena prepara a eternidade
«Aquele que vive a vida para si mesmo, há-de perdê-la; aquele que perder a sua vida por causa de mim, há-de salvá-la.» (Mt 10,39) «Mesmo que o homem conseguisse ganhar o mundo inteiro, a que lhe serve, se perder a sua vida?» (Mt 16,26) Jesus ensina que a vida terrena prepara a eternidade. Se vivemos fechados neste mundo perderemos tudo. Se vivemos gastando a nossa vida pelos outros, ganharemos tudo, isto é a vida eterna.

5 Felizes os que seguem os meus caminhos
Agora, meus filhos, ouvi-me: Felizes os que seguem os meus caminhos. Ouvi as minhas instruções para serdes sábios; não queirais rejeitá-las. Feliz o homem que me ouve e que vela todos os dias à minha porta e é assíduo no limiar da minha casa! Aquele que me encontrar, encontrará a vida e alcançará o favor do Senhor. Mas quem me ofender, prejudica-se a si mesmo e os que me odeiam amam a morte. (Pr 8,32-36)

6 Somos criaturas, somos filhos
A vida é espera da bem-aventurança; é espera de uma recompensa; é uma prova que espera um prémio. É impossível vigiar sem ter a expectativa de eternidade. Vigiamos porque existe a possibilidade de falharmos o objectivo. Vigiamos porque somos “criaturas” é precisamos de Deus. Vigiamos porque somos “filhos de Deus” mas ainda não chegamos à plenitude.

7 Para nos deixar-mos moldar
como barro nas mãos do Oleiro

8 O Reino de Deus está entre vós (Lc 17,21)
Jesus é a Palavra de Deus: «ditosos os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Em verdade vos digo: Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais a ver, e não viram, e ouvir o que estais a ouvir, e não ouviram.» (Mt 13,16-17) Jesus não está a falar dos olhos e dos ouvidos do corpo, mas da alma, por isso diz ainda: «Felizes os puros de coração, porque verão a Deus». (Mt 5,8) Jesus fala da vida interior, pois «Quem me vê, vê o Pai» (Jo 14,9).

9 Vigiar é amar, confiar n'Ele
Vigiar para permanecermos em Jesus; para nos deixarmos conduzir por Ele, o bom Pastor; para confiarmos n’Ele … Vigiar é também resistir, perseverar: «Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa». (Mt 5,11) Vigiar é também alegria, isto é certeza, de possuir o que esperamos: «Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu».

10 O tempo "Presente" da Eternidade
12Feliz o homem que resiste à tentação, porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tiago 1,12) 10Não temas nada do que vais sofrer. Eis que o Diabo vai lançar alguns de vós na prisão para vos provar. Sereis atribulados durante dez dias. Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida.’ (Ap 2,10)

11 Reconhé-Lo nos pobres Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes (Mt 24,40)

12 Fezei isto em memoria da Mim
A Eucaristia é o Banquete da Vida Eterna. É celebrada por nós "até que ele venha“. Por isso, nos põe em estado de expectativa …

13 Peregrinos da eternidade
É preciso vigiar, estar atentos, ter uma consciência viva e sensível para evitar o mal e fazer o bem. É preciso vigiar porque se nos afastarmos de Deus, caímos nas trevas e perdemos tudo É preciso vigiar para reconhecermos a presença de Jesus, que ainda hoje nos fala e nos conduz. É preciso vigiar porque em tudo o que dizemos e fazemos acolhemos ou rejeitamos Jesus e com isso a nossa própria salvação.


Carregar ppt "o acordar da consciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google