A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”"— Transcrição da apresentação:

1 “Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
3T13 – A doutrina de Deus Estudo 06 – Deus é amor “Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei” Textos bíblicos: João 15;9-19 – 1João Texto áureo: João 15.12 “Que vos ameis uns aos outros assim

2 Já vimos os atributos absolutos de DEUS
DEUS eterno, único, onipotente, onisciente e onipresente. Estes atributos, como criaturas humanas só podemos admirar, louvar e adorar! Diante disto, como devemos proceder em face dos atributos que o Senhor se permitiu compartilhar com a sua criatura: o ser humano?

3 E o ser espiritual que ele nos permitiu ser também!
A verdade, é que tal como o arco iris que aparenta ser uma ponte entre a terra e o céu, os atributos que Deus nos permitiu compartilhar com ele, representam um verdadeiro traço de união entre o ser físico que somos... E o ser espiritual que ele nos permitiu ser também!

4 compartilhados conosco, são as virtudes especiais
Sim, porque os atributos por ele compartilhados conosco, são as virtudes especiais que devem ornar o caráter do ser humano, temente a Deus. No domingo passado, vimos a virtude da santidade. No domingo de hoje, passaremos à virtude das virtudes: o amor!

5 Não podemos sequer imaginar como começou o amor de Deus por nós
Não podemos sequer imaginar como começou o amor de Deus por nós! Podemos dizer que ele começou a manifestar-se quando criou o mundo... Prosseguiu com o passar do tempo na revelação progressiva que fazia dele mesmo à sua criatura... Tornou-se patente quando enviou seu Filho ao mundo!... E poderíamos afirmar mesmo que terminou quando permitiu que seu Filho morresse por nossos pecados... Não! Não terminou ainda, pois este seu amor nos leva à vida eterna com ele.

6 Isto está declarado no versículo que é tido como o coração da Bíblia

7 O apóstolo Paulo também nos declara algo sobre este amor infinito do Pai para com a sua criatura:

8 Mas, o mesmo apóstolo Paulo vai mais fundo ainda no conhecimento desta verdade quando exclama:
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor!

9 Porém, sem dúvida alguma, o apóstolo que melhor refletiu sobre o amor de Deus manifesto em Cristo Jesus, foi o apóstolo João, chamado mesmo pelos pais da igreja, o apóstolo do amor! É de seus escritos sobre a última conversa de Cristo com os seus discípulos no Evangelho, e de seus escritos numa de suas cartas que vamos retirar os textos para nossa meditação.

10 Uma contrapartida sem igual
João Uma contrapartida sem igual 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

11 João 15.12-16 A prova maior de amor
12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

12 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
João Uma ordem fantástica 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

13 Uma reprise 40 anos depois
1João 4.7-8 Uma reprise 40 anos depois 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor

14 1João 4.9-11 A iniciativa do amor
9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. 10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nòs devemos amar uns aos outros.

15 1João 4.12-16 Um amor aperfeiçoado
12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. 13 Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. 14 E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

16 1João Tal qual ele é 17 Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. 18 No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. 19 Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 20 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? 21 E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão.

17 refletindo o amor de Deus
Como você está refletindo o amor de Deus em sua vida?


Carregar ppt "“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google