A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e"— Transcrição da apresentação:

1 Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
As Epístolas Gerais II Tiago/Pedro/João/Judas Estudo 08 O exemplo de Jesus Texto bíblico: 1João 1 e 2 ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; mas, se andarmos na luz como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu filho nos purifica de todo pecado” - 1Jo 1.6,7

2 Introdução (I) Ao tempo em que João escrevia essas suas três cartas, nenhum apóstolo de Cristo sobrevivia. Ele as escreveu ao final do século I ou início do século II Segundo alguns comentaristas se ele escreveu o Apocalipse entre 94 e 96 a.C., foi pouco antes, para alguns pouco depois disto, que ele escreveu as suas cartas. Os pais da igreja, Clemente, Policarpo, Irineu e Clemente mencionam esta carta como importante para o início da igreja.

3 Introdução (II) Como pastoreou a igreja de Éfeso, fato historicamente comprovado, deve ter escrito suas cartas para as igrejas que se espalhavam pela Ásia. João nos impressiona por seus inícios deslumbrantes. Textos que devem ser lidos com reverência e de pé: João 1.1-5, 9-12 Apocalipse 1João 1.1-7

4 Para ajudar no conhecimento dos temas que estavam na “mídia” da época:
Introdução (III) Para ajudar no conhecimento dos temas que estavam na “mídia” da época: Gnosticismo – Jesus era filho natural de José e seu poder advira de uma emanação angelical; Agnosticismo - Só admite os conhecimentos adquiridos pela razão. Ausência da fé; Docetismo – O Cristo real não era humano e seu corpo era um “fantasma”. Cristo não era Filho de Deus, nem homem real. Tornava sem valor o sacrifício dele na cruz.

5 Parte 1 – 1João 1.1-7 João com seus escritos nos revela a imagem de Jesus Cristo mais do que qualquer outro dos evangelistas. Vejam o que ele nos aponta na pessoa do Mestre: “O que era desde o princípio (ou seja desde a Criação), o que ouvimos (ou seja se fez gente como nós), o que vimos (era visível fisicamente), o que contemplamos e tocamos (isto é, era de carne e osso).

6 Parte 2 – 1João Fazendo a comparação deste Cristo com o ser humano falível que somos, ele aponta para a nossa identidade cristã: ”Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”

7 Parte 3 – 1João 2.1,2 A intenção pastoral do apóstolo é apontar para Cristo como aquele que pode nos perdoar de todo o pecado, desde que a ele recorramos: ”Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis, mas se alguém pecar temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação (o sacrifício único) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”

8 Parte 4 – 1João Parece-nos que a essência principal desta primeira carta de João está contida nestes versículos. Ele nos mostra a beleza inigualável de Cristo: ... “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou... Não vos escrevo um mandamento novo...Este mandamento antigo é a palavra! Aquele que diz estar na luz... Ama a seu irmão... Permanece na luz e nele não há tropeço”

9 Parte 5 – 1João João descreve a identidade cristã com muita clareza para os adultos, os jovens e mesmo os “meninos”. Suas palavras são objetivas e diretas: ”Pais... Meninos... Jovens... Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele. Porque tudo (de pecaminosidade) o que há no mundo, não vem do Pai mas sim do mundo”.

10 Parte 6 – 1João Diante da vida mundana volúvel e passageira, o apóstolo apresenta a verdadeira vida para o crente: a vida eterna! ”Ora o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre... Ora, vós tendes a unção do Santo... (a fé) permaneça em vós. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”

11 Parte 7 – 1João O apóstolo recomenda os cuidados que devemos ter com os falsos mestres, gnósticos (os que queriam conciliar todas as religiões) e os agnósticos (os que não têm fé). ”E agora filhinhos, permanecei nele, para que quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.”

12 Como você identifica um cristão hoje? Qual a sua noção sobre pecado?
Conclusão Como você identifica um cristão hoje? Qual a sua noção sobre pecado? Você é um crente “fanático” que vê pecado em tudo? 4) Como você acha que o amor de Deus se aperfeiçoa em sua vida? 5) Você anda como Jesus? 6) Você ama o mundo? 7) Você permanece “no Espírito” diante do mundo?


Carregar ppt "Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google