A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Epístola de João. O Autor O Autor Testemunhas do Século II e as fortes semelhanças ao estilo vocabulário e tema do Evangelho de João Sancionam a autoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Epístola de João. O Autor O Autor Testemunhas do Século II e as fortes semelhanças ao estilo vocabulário e tema do Evangelho de João Sancionam a autoria."— Transcrição da apresentação:

1 I Epístola de João

2 O Autor O Autor Testemunhas do Século II e as fortes semelhanças ao estilo vocabulário e tema do Evangelho de João Sancionam a autoria de João, discípulo de Jesus. O discípulo mais jovem, tem sua idade entre 16 e 24 anos quando chamado por Jesus. Era irmão de Tiago e filho de Zebedeu. Também pescador. Foi apelidado de Filho do trovão juntamente com o irmão. Amadurecimento claro de João observado tanto nos evangelhos quanto nas cartas

3 Quando e Onde Datada entre 85 e 95 D.C. João residia em Éfeso, onde escreveu a carta que, foi enviada as igrejas da província da Ásia que estavam sob sua responsabilidade apostolar.

4 Cap. 1 V 1-2, O verbo que se fez carne no cap. 1 do Evangelho, se tornou palpável na experiência do Apóstolo. Mais que palavras. Ele Viu e Tocou e por isso testificou. V 3, O objetivo do testemunho, comunhão de pensamento e unidade na fé. V 5, Deus, perfeitamente bom...Totalmente luz. Afirmação categórica. V6- A necessidade de alinhamento entre palavras e atitudes... V6-7- e comunhão com o próximo consequente da comunhão genuína com Deus. V7 – a purificação no Sangue de Jesus em meio a comunhão. V 8- 9, A consciência do homem pecador, a necessidade de confissão e a purificação, passos necessários. V 10- Todos pecaram Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23

5 Cap. 2 V1, o tom amoroso do apóstolo (contraste com Lucas 9:54). A certeza da defesa de Deus e a Sua justiça. V 2, O preço da justificação do mundo, o próprio Cristo.

6 Cap. 2 - As marcas do evangelho V 3 – v4,a marca do conhecimento de Cristo no guardar os mandamentos. A veemência do apostolo na necessidade de coerência. V 5, O guardar a Palavra como prova de amor. Sendo aperfeiçoados no amor através da obediência a Palavra. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.João 14:15. V 6, mais uma exortação a coerência. V6-7, andar como Jesus andou... Baseado nos princípios da Palavra... O velho mandamento V 8 – 10, O novo mandamento, o amor ao próximo como sinal da luz de Deus em nós. V 9 – a escuridão dos relacionamentos rompidos e a cegueira da solidão (Pv 18.1)

7 Cap. 2 - As marcas do evangelho V 12, A identidade de Filhos restaurada no perdão dos pecados, V 13-14, a identidade de Pai nos fundamentos firmes desde a antiguidade. E a identidade de jovens na firmeza na Palavra e na força para resistir o mal. V 15 – exortação ao abandono total do mundanismo... Um confronto de amor V 16 – o ciclo do pecado. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. 1 João 2:16 V 17 – a eternidade fruto de permanencia diante de Deus

8 Cap. 2 - a volta de Cristo V , o anticristo e seu caráter, engano. V 20, a unção do Santo, unção para entendimento V 21 – 23, contraste da mentira X verdade... O anticristo nega a Cristo como filho de Deus. V , a necessidade de permanência em Deus tendo como fruto a vida eterna. V 27 – a unção trazendo revelação V28 –exortação a permanência V29 – o caráter de justiça dos nascidos de Deus.


Carregar ppt "I Epístola de João. O Autor O Autor Testemunhas do Século II e as fortes semelhanças ao estilo vocabulário e tema do Evangelho de João Sancionam a autoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google