A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Vanguarda refere-se ao conjunto de movimentos artísticos e políticos que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX; As principais vanguardas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Vanguarda refere-se ao conjunto de movimentos artísticos e políticos que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX; As principais vanguardas."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Vanguarda refere-se ao conjunto de movimentos artísticos e políticos que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX; As principais vanguardas são: Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo e Surrealismo; O Futurismo tem como bandeira a destruição das antigas academias, exaltação à máquina, à guerra e à velocidade; Marinetti instala no Futurismo o uso de versos livres, a destruição da sintaxe etc.

3 Já o Expressionismo é uma reação direta ao Impressionismo, já que o Expressionismo retrata – também – a realidade, mas o subjetivo toma forma e expõe-se; O Expressionismo assumiu, também, um caráter mais combativo ao retratar os males da guerra; O Dadaísmo em si nasce como uma forma caótica, agressiva e incoerente de se fazer arte; Destruiu-se com o Dadaísmo a rima, a métrica e o significado lógico das palavras.

4 O Cubismo nasce como uma forma de se opor à objetividade e aos valores renascentistas que ainda permeavam as artes; No caso da literatura, o Cubismo trouxe a fragmentação não só do texto como da temática; Assim, se nota o humor, o ilogismo, o antiintelectualismo etc.; O Surrealismo retrata a quebra final com qualquer técnica literária ao usar da escrita automática;

5 Esse estilo de poesia permitia ao artista escrever o que quisesse sem se preocupar com nada além dos seus desejos internos; O Surrealismo cria também a sensação de se estar sonhando acordado; Da união dessas Vanguardas vê-se o nascimento da Semana da Arte Moderna de 22 em São Paulo e o início do Modernismo; O Modernismo como um todo trata da ruptura com o antigo, sendo neste caso com o Parnasianismo;

6 A primeira geração tem como característica principal a ruptura dos preceitos parnasianos; Vê-se o nacionalismo real e polêmico, o uso da oralidade, a criação de poesias a partir do cotidiano e a quebra com toda e qualquer estrutura; Além disso, outra característica inerente à 1ª geração é a antropofagia, ou seja, a mistura e a nacionalização de outras culturas.

7 A 2ª geração é tida como uma das mais ricas tanto na prosa, quanto na poesia; Preocupa-se com o Homem e com o seu destino; É tida como uma geração voltada para a construção já que se preocupava com o aspecto social, econômico, humano e espiritual da realidade brasileira; No caso da 3ª Geração há o renascer do intimismo co tendências psíquicas, além de um regionalismo fantástico e real.

8 Modernismo X Parnasianismo Via láctea Soneto XIII "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" Eu vos direi, no entanto, Que para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas." Olavo Bilac Da amizade entre as mulheres Dizem-se amigas... Beijam-se... Mas qual! Haverá quem nisso creia! Salvo se uma das duas, por sinal, For muito velha, ou muito feia... Mário Quintana


Carregar ppt "A Vanguarda refere-se ao conjunto de movimentos artísticos e políticos que ocorreram no fim do século XIX e início do século XX; As principais vanguardas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google