A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO Oswald de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Antônio de Alcântara Machado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO Oswald de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Antônio de Alcântara Machado."— Transcrição da apresentação:

1 1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO Oswald de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Antônio de Alcântara Machado Mário de Andrade Mário de Andrade

2 Oswald de Andrade Teve contato direto com as vanguardas européias. (Cubismo e dadaísmo) Escreveu poesias, teatro e romances Criticou com humor, linguagem coloquial a história,a cultura e a realidade brasileira. Participou do projeto nacional com o Manifesto Antropofágico. Romance: Memórias sentimentais de João Miramar Serafim Ponte Grande e Os condenados. Poesias: Pau-Brasil, Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade, etc. Teatro: O homem e o cavalo, A morta e O reio da vela. Manifestos: Manifesto Pau-Brasil e Antropofágico.

3 Manuel Bandeira Não participou da Semana de Arte Moderna, mas escreveu o poema Os sapos, sátira dos que insistiam no parnasianismo. Através da sua poesia, conseguia exprimir, com simplicidade, conteúdos humanos profundos. Explorou a linguagem coloquial,anti- acadêmica e o verso livre.

4 Antônio de Alcântara Machado Escreveu Brás,Bexiga e Barra Funda. Não participou da S.A.M., mas logo se integrou ao grupo. Colaborou com a literatura através de textos jornalísticos e revistas.

5 Mário de Andrade Teve um papel decisivo na implantação do Modernismo no Brasil; Escreveu Macunaíma (prosa) Aceitava propostas do futurismo italiano, mas rejeita a postura radical e destruidora. Escreveu também Paulicéia Desvairada Também escreveu poemas

6 Modernismo em Portugal Revista Presença Marco inicial da 2ª fase do Modernismo em Portugal. Valorização crítica da geração de Orfheu e a luta para manter a liberdade de criação artística. Valorizavam a personalidade e a individualidade do escritor Escritores desta fase: José Regio e Miguel Torga.

7 2ª GERAÇÃO DA PROSA DE FICÇÃO Duas vertentes: 1.Regionalistas 2.Intimistas Marco inicial: o romance A Bagaceira de José Américo de Almeida, romance que não foi sucedido, mas que abriu caminho para a prosa de ficção.

8 Caracteríticas Concilia elementos da tradição e elementos da modernidade. Concilia elementos da tradição e elementos da modernidade. Concilia nacionalismo e universalismo. Concilia nacionalismo e universalismo. Prosa neo-realista. Prosa neo-realista. Engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo. Engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo. Crença na denúncia e análise social dos problemas sociais do país. Crença na denúncia e análise social dos problemas sociais do país. Interpretação das relações humanas. Interpretação das relações humanas.

9 José Lins do Rego Romancista, seu trabalho retoma a realidade dos engenhos de cana-de-açúcar. Obras: Menino do engenho, Doidinho, Bangüê,O moleque Ricardo, Usina, Riacho Doce, Fogo morto etc. Denominou O ciclo da cana-de-açúcar a um conjunto de obras: Menino do engenho, Doidinho, Bangüê, O moleque Ricardo e Usina. Fogo morto é uma síntese dos romances do ciclo.

10 Graciliano Ramos Integrava em suas obras a análise social e a investigação psicológica, mostrando como o que somos e o que fazemos social e psicologicamente interprenetram- se. Publicou Caetés, São Bernardo, Angústia e Vidas secas.

11 Rachel de Queiroz A sua obra é marcada pelo caráter fortemente regionalista, embora em algumas obras, os aspectos social e psicológico coexistem. A sua obra é marcada pelo caráter fortemente regionalista, embora em algumas obras, os aspectos social e psicológico coexistem. Escreveu O quinze, obra que consolidou o romance regionalista e Memorial de Maria Moura, obra em que faz um painel social do sertão nordestino e fala da condição da mulher. Escreveu O quinze, obra que consolidou o romance regionalista e Memorial de Maria Moura, obra em que faz um painel social do sertão nordestino e fala da condição da mulher.

12 Jorge Amado Seus romances concentram seus enredos no espaço geográfico e cultural da Bahia, obras, portanto, regionalistas. Principais obras: Capitães de areia, Terras do sem fim, Mar morto, Dona Flor e seus dois maridos, Gabriela, cravo e canela,Tieta do Agreste etc.

13 Érico Veríssimo Produziu romances de leitura agradável e de fácil comunicação, pois sua linguagem é simples e seus enredos são atraentes. Seus romances foram divididos em três: 1. Vida urbana e seus problemas; que são os problemas do homem atual; 2. Histórico ou regionalista, que narram a formação social do Rio Grande do Sul 3. Políticos (Incidente em Antares)


Carregar ppt "1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO Oswald de Andrade Oswald de Andrade Manuel Bandeira Manuel Bandeira Antônio de Alcântara Machado Antônio de Alcântara Machado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google