A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula: Prosa de 30 Profª: Paulo Monteiro Data: 11/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário proceder.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula: Prosa de 30 Profª: Paulo Monteiro Data: 11/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário proceder."— Transcrição da apresentação:

1 Aula: Prosa de 30 Profª: Paulo Monteiro Data: 11/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário proceder o seguinte: 1 – A resolução do monitor deve ser 800 x – O versão do PowerPoint deve ser a XP, 2003 ou posterior. Caso não possua nenhuma delas, deve-se instalar o visualizador PPVIEWER2003.EXE, que também se encontra no CD, e executar esta apresentação a partir dele. Programação Visual: Menino Eletrônico Produções Aroldo Tel: (71)

2 Raquel de Queiroz José Américo de Almeida Graciliano Ramos Lúcio Cardoso Jorge Amado Érico Veríssimo José Lins do Rego Prosa Dyonélio Machado Otávio de Faria Cyro dos Anjos de 30

3 Romance Regionalista Retrata e questiona a realidade regional. Preocupação humano-político- social. Romance Universalista Conflitos interiores e angústia do homem da época. Influência da psicanálise Prosa de 30 * José Américo de Almeida * Raquel de Queiroz * Jorge Amado * José Lins do Rego * Graciliano Ramos * Érico Veríssimo * Lúcio Cardoso * Dyonélio Machado * Otávio de Faria * Cyro dos Anjos * Graciliano Ramos * Érico Veríssimo.

4 O ROMANCE REGIONALISTA Humanismo O centro da abordagem regionalista é o homem, dentro das estruturas sociais, econômicas, políticas e geográficas. Ideologias Prosa de 30 Determinismo Os regionalistas são neo-realistas e neonaturalistas pela visão crítica do real, pela crueza na abordagem dos temas e pela interpretação determinista. O homem reflete o meio.

5 O ROMANCE REGIONALISTA Reformismo Há um claro apelo revolucionário. As estruturas sócio-políticas que destroem o homem podem ser mudadas. Ideologias Prosa de 30 Instrumentalismo Escrever é um ato político e de militância. A obra é um instrumento de ação política, de interferência na sociedade, em busca de reformas estruturais.

6 O ROMANCE REGIONALISTA Principais Temas Prosa de 30 * O Patriarcalismo * O Latifúndio * A Exploração do Homem * O Domínio do Poder Econômico * Os Desníveis de Classes Sociais * O Coronelismo * O Cangaço * O Beatismo


Carregar ppt "Aula: Prosa de 30 Profª: Paulo Monteiro Data: 11/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário proceder."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google