A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro SantAna ILHA SOLTEIRA - SP SETEMBRO

2 FUNCIONALISMO É uma teoria sociológica que busca analisar as formas de organização e o funcionamento das sociedades. Analogia com o organismo Convivência harmônica é o estado natural da sociedade Conflitos sociais são anomalias que devem ser eliminadas.

3 * Estas duas concepções não desenvolveram uma teoria das classes sociais. Tratam a diferenciação entre as classes sociais como diferenças de estratos de renda dos indivíduos/famílias. SISTEMISMO Conflitos são normais, devem ser controlados, superados; Sistema pode ser melhorado, mas não mudado; Ferramentas para fazer o sistema funcionar bem: qualidade total e reengenharia (no caso de uma empresa); inovações tecnológicas que visam aperfeiçoar o sistema.

4 MATERIALISMO HISTÓRICO Tecnologia disponível Grau de especialização da mão-de-obra Terra, instalações, máquinas, matérias primas Forças produtivas Meios de produção Relações sociais de produção Considera que são as condições reais de existência, de produção da vida material que condiciona o pensamento e a ação do homem.

5 Relações sociais de produção: Determinam a diferenciação dos homens em classes sociais Capitalismo: proprietários dos meios de produção (Burguesia ou capitalistas e proprietários de terras) não proprietários dos meios de produção (Proletariado ou trabalhadores) * Outras classes como a classe média e camponeses são consideradas menos importantes, pois tendem a se aliar a uma das classes principais.

6 Ideologia e Utopia Classes dominantes: podem recorrer à força, mas também utilizam formas não violentas, como a escola, mídia, partidos políticos para manter a dominação Ideologia: é o conjunto das concepções, idéias, teorias, que se orientam para a estabilização ou legitimação da ordem estabelecida 1 - Conceitos baseados em M. Löwy (1985), Ideologias e Ciência Social. 1

7 Ideologia e Utopia Utopias: são aquelas idéias e teorias que criticam ou negam a ordem social existente e se orientam para sua ruptura; têm uma função subversiva, uma função crítica e, em alguns casos, uma função revolucionária; uma utopia quando se torna realidade tem a tendência de criar uma nova ideologia.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google