A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA AGOSTO DE 2013 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA AGOSTO DE 2013 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA AGOSTO DE 2013 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA

2 HÁ OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO ALÉM DAQUELES LIGADOS AO SENSO COMUM E À CIÊNCIA: CONHECIMENTO FILOSÓFICO CONHECIMENTO RELIGIOSO CONHECIMENTO ARTÍSTICO

3 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS filosofia: tronco física, matemática, biologia: galhos ciências aplicadas: ramos ÁRVORE DO CONHECIMENTO:

4 FILOSOFIA exige encadeamento lógico e fundamentação racional do que é pensado ou enunciado; não necessita provar empiricamente seus enunciados; distingue-se por investigar o mundo natural e histórico em um momento em que a ciência e as artes não têm nada a dizer, ainda não formularam suas certezas. O conhecimento filosófico:

5 FILOSOFIA Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. (Chauí, 1995, p. 17)

6 RELIGIÃO sistema explicativo geral da sociedade religião ocidental: rompimento entre mytos e logus Características do discurso mítico: função explicativa: o presente é explicado por alguma ação cujos efeitos permaneceram no tempo; função organizativa: o mito organiza as relações sociais, garantindo e legitimando as proibições e as permissões;

7 RELIGIÃO Características do discurso mítico: função compensatória : tem o objetivo de resolver, em um plano simbólico e imaginário, os conflitos e contradições da realidade social. Teologia: ciência de Deus Dogmas: verdades da fé, não passíveis de explicações racionais.

8 ARTES SURGIMENTO DAS ARTES: ocorre no interior dos cultos religiosos e para servi-los; ARTE E RELIGIÃO: dom divino ou criação genial e misteriosa produto da criatividade humana

9 ARTES ARTE E CIÊNCIA: Também surgiu vinculada à ciência, mais especificamente à técnica. Objetos técnicos: os materiais e as formas estão subordinados à função que devem desempenhar; Obras de arte: não se espera e nem se exige funcionalidade, há maior liberdade para a criação.

10 Tipo de Conhecimento Características Científico Filosófico Religioso do Senso Comum objetivo subjetivo racional baseado na fé baseado nos sentimentos lógico Nem sempre é lógico Nem sempre é lógico validade depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas validade não depende de provas empíricas

11


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA AGOSTO DE 2013 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA SOCIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google