A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade A – Conhecimento Tutoras-pólo: Elisângela Liberatti Fabiana Almeida Tatiana Koerich Rondon.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade A – Conhecimento Tutoras-pólo: Elisângela Liberatti Fabiana Almeida Tatiana Koerich Rondon."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade A – Conhecimento Tutoras-pólo: Elisângela Liberatti Fabiana Almeida Tatiana Koerich Rondon

2 Abordagens de aquisição de conhecimento Schweigert (1994, apud TOMITCH & TUMOLO, 2011): Intuição; Superstição; Autoridade; Argumentação racional-indutiva; Método científico.

3 Abordagens de aquisição de conhecimento Intuição: Diz respeito ao conhecimento direto que se tem sobre algo. Na intuição, não há explicação lógica / racional sobre o tema. Ex: Hoje será um dia bom. Superstição: Crença ligada à casualidade, à mágica ou a sentimentos irracionais. Ex: Gato preto dá azar.

4 Abordagens de aquisição de conhecimento Autoridade: Esse tipo de abordagem está ligado ao conhecimento passado por alguma figura que ocupa posição de autoridade. Ex: pais, escola. Argumentação racional-indutiva: Argumentos racionais e sólidos. Ex: defesa de posição política, filosófica, religiosa. Abordagem bastante utilizada nas ciências moles (humanas e sociais).

5 Abordagens de aquisição de conhecimento Método científico: Segundo Schweigert (1994, apud TOMITCH & TUMOLO, 2011, p. 18): O método científico consiste na coleta de observações de uma maneira sistemática e objetiva para testar predições, chamadas de hipóteses. Quando os dados são consistentes com a hipótese, a hipótese é aceita.

6 Abordagens de aquisição de conhecimento Método científico: Objetivo; Metodologicamente rigoroso; Empírico; Sistemático; Replicável; Busca causas; Temporário; Cumulativo Preditivo.

7 Comparação entre as diferentes abordagens de aquisição do conhecimento Nenhuma abordagem [de aquisição de conhecimento] por si só é melhor do que a outra; o que acontece é que algumas questões são mais bem respondidas, ou, às vezes, só podem ser respondidas, através de uma determinada abordagem Tomitch e Tumolo (2011, p. 25). Com isso, não se pode dizer que haja abordagem melhor ou pior.

8 Tipos de conhecimento Conhecimento popular ou empírico; Conhecimento religioso ou teológico; Conhecimento filosófico; Conhecimento científico; Conhecimento artístico.

9 Tipos de conhecimento Conhecimento popular ou empírico: Senso comum; Crenças / opiniões; Adquirido pela interação com o mundo; Superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático, acrítico. Pode ser transformado em conhecimento científico através de experimentação rigorosa.

10 Tipos de conhecimento Conhecimento religioso ou teológico: Fé; Considerado verdade absoluta e incontestável; Semelhança com as abordagens da autoridade e da intuição;

11 Tipos de conhecimento Conhecimento filosófico: Surge de diálogos contínuos entre filósofos; Racional; Não se preocupa com aplicações práticas; Ligado à abordagem racional-indutiva de aquisição de conhecimento.

12 Tipos de conhecimento Conhecimento artístico: Baseia-se na intuição; Manifestação do sentimento ao invés do pensamento; Meios de expressão: fantasia e imaginação; Polissêmico (sentidos múltiplos); Ambíguo;

13 Tipos de conhecimento Conhecimento científico: Racional; Sistemático; Revela aspectos da realidade; Deve ser justificado; Passível de revisão; Ciclo: observação, produção de teorias, teste das teorias, aperfeiçoamento. Ligado ao método científico de aquisição do conhecimento

14 Referência: TOMITCH, L. M. B.; TUMOLO, C. H. S. Pesquisa em Letras Estrangeiras. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.


Carregar ppt "Unidade A – Conhecimento Tutoras-pólo: Elisângela Liberatti Fabiana Almeida Tatiana Koerich Rondon."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google