A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Ciência e Conhecimento Científico Centro Universitário Franciscano – Curso de Comunicação Social

2 Ciência Busca pelo conhecimento Um olhar curioso Busca de contribuir
sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. “A ciênci é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.” (Ferrari, 1974:8)

3 Comunicação Científica
troca de informações científicas transformadas em conhecimento. O conhecimento da universidade é confrontado com o conhecimento de mercado. Nem sempre se valoriza o conhecimento formal no mercado publicitário por causa da característica prática desta atividade. Com a concorrência cada vez mais acirrada e o aumento da capacidade crítica do consumidor  se começou a pensar mais na arte de fazer publicidade e propaganda.

4 Pesquisa Pesquisar subentende procurar. Ir em busca de algo que ainda não se sabe. Pesquisa através de: fundamentação teórica reflexão relação com a prática investigação orientada por método.

5 Conhecimento Popular transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento científico. preenche a vida superficial – conforma-se com a aparência sensitivo – referente a vivências subjetivo – é o próprio sujeito que organiza suas experiências assistemática – não visa uma organização das idéias acrítico – não se manifestam sempre de forma crítica

6 Conhecimento Científico
É transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar “por que” e “como” os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Exemplo: saber que a babosa evita a queda de cabelo não significa conhecimento científico.

7 Popular X Científico A diferença do conhecimento popular para o conhecimento científico não está na veracidade nem na natureza do objeto conhecido e sim na forma, o modo ou o método e os instrumentos do conhecer.

8 Portanto: a ciência não é o único caminho de aceso ao conhecimento e à verdade. um mesmo objeto ou fenômeno pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para um homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação.

9 Formas de Conhecimento
Características Formas de Conhecimento CIENTÍFICO SENSO COMUM POPULAR RELIGIOSO FILOSÓFICO Vinculação com a realidade Real Valorativo Origem Observação e experimentação sistemática Tradição oral, observação e reflexão Fé/Inspiração Razão Ocorrência Sistemático Assistemático Comproba bilidade Verificável Não-verificável Eficiência Falível Infalível Precisão Aproximadamente exato Inexato Exato

10 Conhecimento Popular Valorativo – se fundamenta com base em estados de ânimos e emoções Reflexivo – limitado a familiaridade com o objeto Assistemático – organização particular das experiências próprias Verificável – limitado ao âmbito da vida diária; que se pode perceber no dia-a-dia Falível – se conforma com a aparência e com que se ouviu dizer a respeito do objeto Inexato – não permite a formulação de hipóteses sobre a existências de fenômenos situados além das percepções objetivas.

11 Conhecimento Filosófico
Valorativo – o ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser observadas. Racional – consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados Sistemático – suas hipótese e enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de aprende-la em sua totalidade. Não verificável – não pode ser confirmado nem refutado Infalível – esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. Exato – objeto de análise são as idéias que não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta Busca responder às grandes indagações da humanidade e busca as leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.

12 Conhecimento Religioso
Valorativo – posições sagradas Inspiracional – reveladas pelo sobrenatural Sistemático – origem, significado, finalidade e destino Não verificável – está implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado Infalível – verdades indiscutíveis Exato – o fiel não se detém na procura de evidências pois acredita na revelação divina.

13 Conhecimento Científico
Real (factual) – lida com ocorrências ou fatos Contingente – suas proposições têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão Sistemático – trata de um saber ordenado logicamente Verificável – o que não pode ser verificado não pertence à ciência Falível – não é definitivo, absoluto ou final Aproximadamente exato – novas proposições podem reformular a teoria existente

14 Observação: as formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa... um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

15 As ciências possuem: objetivo ou finalidade – preocupação em distinguir a característica comum ou as leis que regem determinados eventos; função – aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo. Objeto  material (aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral)  formal (o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

16 Ciências Formais – Estudam as relações abstratas e simbólicas.
Exemplo: lógica e matemática Naturais – Estudam os fenômenos naturais. Exemplo: física, biologia, química... Sociais – Estudam os fenômenos humanos e sociais. Exemplo: psicologia, sociologia, economia...

17 Classificação das Ciências


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google