A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em Educação Prof. Jerônimo Sartori

2 NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - Conhecimento e seus níveis Homem INSTRUMENTOS Coisas Trabalho científico INSTRUMENTOS Ciência atividades cognoscitivas processos metodológicos espírito científico

3 O que é conhecer? - Relação sujeito que conhece (cognoscente) e objeto conhecido (cognoscitivo). - Apropriação física é sensível (modificação dos órgãos). - Representação não sensível conhecimento intelectual. Conhecimento HOMEM Realidade entra

4 Homem: - aspecto externo base bom senso; - espírito mais sério investigação experimental; - questionar a origem liberdade destino - investigar o que foi dito dele por Deus.

5 NÍVEIS DO CONHECIMENTO 1) Empírico: vulgar, senso comum, do povo, obtido ao a caso ametódico e/ou assistemático. 2) Científico: além do fenômeno busca causas e leis (saber demonstração). Ciência - não é algo pronto e acabado (verdades imutáveis); - é dinâmica processo em construção.

6 Método científico (histórico) - tentativas ocasionais no seu início; - cada período histórico assimila resultados científicos de gerações anteriores, ampliando para novos aspectos; - mutável e fixo; - hipóteses e teorias transitórias e efêmeras. - Ciência: nível atual núcleo de técnicas ordem prática fatos empíricos leis.

7 Revolução Científica século XVI e XVII - Copérnico, Bacon, Descartes, Galileu... método experimental; - Ciência no século XVI caracterizada pelo método científico e pela objetividade; - Século XVIII química e biologia estrutura e funções dos órgãos vivos; - Século XIX ciência métodos objetivos exatos; mundo físico e humano; navegações espaciais e transplantes. Revolução da Ciência métodos e instrumentos de investigação requerem espírito científico.

8 3) Filosófico - objeto realidades mediatas; método racional (supra-sensível); interrogar a si e à realidade; tenta compreender o oculto. De acordo com Jaspers: A filosofia está a procura do saber e não da sua posse. 4) Teológico – mistério (atitudes) - penetrar com o esforço da inteligência (processo científico ou filosófico); - aceitar explicações de quem desvendou o mistério: fé humana revelador é o homem e fé divina revelador é Deus; - aceita a verdade fidedigna aquilo que é aceito por todos.

9 TRINÔMIO: Verdade – Evidência – Certeza Problema do conhecimento enigmático. - O homem pode conhecer a verdade? - O que é a verdade? Verdade sujeito conhecimento objeto Estados de espírito manifestação ignorâncianada dúvidaum pouco opiniãosem clareza certezacom evidência VERDADE

10 Evidência - manifestação clara transparência, desocultamento, desvelamento do ser critério da verdade Certeza - estado de espírito – adesão a uma verdade. EVIDÊNCIA CERTEZA VERDADE


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google