A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em Educação Prof. Jerônimo Sartori

2 NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - Conhecimento e seus níveis Homem ← INSTRUMENTOS → Coisas Trabalho científico ← INSTRUMENTOS → Ciência atividades cognoscitivas processos metodológicos ↑ ↓ espírito científico

3 O que é conhecer? - Relação → sujeito que conhece (cognoscente) e objeto conhecido (cognoscitivo). - Apropriação física → é sensível (modificação dos órgãos). - Representação não sensível → conhecimento intelectual. Conhecimento ← HOMEM → Realidade entra

4 Homem: - aspecto externo → base bom senso; - espírito mais sério → investigação experimental; - questionar a origem → liberdade destino - investigar o que foi dito dele por Deus.

5 NÍVEIS DO CONHECIMENTO 1) Empírico: vulgar, senso comum, do povo, obtido ao a caso → ametódico e/ou assistemático. 2) Científico: além do fenômeno → busca causas e leis (saber → demonstração). Ciência - não é algo pronto e acabado (verdades imutáveis); - é dinâmica → processo em construção.

6 Método científico (histórico) - tentativas ocasionais → no seu início; - cada período histórico → assimila resultados científicos de gerações anteriores, ampliando para novos aspectos; - mutável e fixo; - hipóteses e teorias → transitórias e efêmeras. - Ciência: nível atual → núcleo de técnicas → ordem prática → fatos empíricos → leis.

7 Revolução Científica → século XVI e XVII - Copérnico, Bacon, Descartes, Galileu... método experimental; - Ciência no século XVI → caracterizada pelo método científico e pela objetividade; - Século XVIII → química e biologia → estrutura e funções dos órgãos vivos; - Século XIX → ciência → métodos objetivos exatos; → mundo físico e humano; → navegações espaciais e transplantes. Revolução da Ciência → métodos e instrumentos de investigação requerem espírito científico.

8 3) Filosófico - objeto → realidades mediatas;
3) Filosófico - objeto → realidades mediatas; → método racional (supra-sensível); → interrogar a si e à realidade; → tenta compreender o oculto. De acordo com Jaspers: A filosofia está a procura do saber e não da sua posse. 4) Teológico – mistério (atitudes) - penetrar com o esforço da inteligência (processo científico ou filosófico); - aceitar explicações de quem desvendou o mistério: fé humana → revelador é o homem e fé divina → revelador é Deus; - aceita a verdade fidedigna → aquilo que é aceito por todos.

9 TRINÔMIO: Verdade – Evidência – Certeza Problema do conhecimento → enigmático. - O homem pode conhecer a verdade? - O que é a verdade? Verdade sujeito ← conhecimento → objeto Estados de espírito manifestação ignorância nada dúvida um pouco opinião sem clareza certeza com evidência VERDADE

10 Evidência - manifestação clara → transparência, desocultamento, desvelamento do ser → critério da verdade Certeza - estado de espírito – adesão a uma verdade. EVIDÊNCIA → CERTEZA → VERDADE


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google