A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em Educação Prof. Jerônimo Sartori

2 TIPOS DE PESQUISA Níveis: 1 – Pesquisa acadêmica – ligada aos programas escolares, cuja finalidade é a apropriação do mundo conhecido/desconhecido do aluno/acadêmico (é atividade pedagógica). 2 – Pesquisa de ponta – ligada à formação profissional (nível superior), resulta na assimilação, na crítica e no aprimoramento das informações de forma metódica e intencional (busca o novo pela negação/superação).

3 Caracterização das pesquisas: 1 – Exploratórias - visa criar maior familiaridade em relação a um fato ou fenômeno, geralmente realizada com base em levantamento bibliográfico. 2 – Descritivas – seu maior interesse é descrever um fato ou fenômeno, levantando as características e os componentes dos fatos, fenômenos ou problemas. 3 – Explicativas – busca criar uma teoria aceitável acerca de um fato ou fenômeno, ocupando-se dos porquês dos fatos ou fenômenos.

4 Pesquisa segundo os procedimentos de coleta: 1 – Pesquisa experimental – o fato ou fenômeno é reproduzido de forma controlada, selecionando variáveis ou instrumentos para o seu controle. 2 – Pesquisa ex-post-facto – é uma pesquisa experimental em que o fato/fenômeno já ocorreu sem o controle do pesquisador (será apenas entendido e explicado). 3 – Levantamento – busca a informação ou dados diretamente no grupo, útil a pesquisas exploratórias e descritivas). Etapas: seleção da amostra, aplicação de questionários ou entrevistas, tabulação e análise dos dados.

5 4 – Estudo de caso – seleção de um objeto de estudo restrito,exigindo do pesquisador equilíbrio intelectual e capacidade de observação, por serem fatos/fenômenos isolados. 5 – Pesquisa-ação – busca a solução de um problema ou de uma necessidade coletiva. Pesquisadores e participantes envolvem-se na pesquisa de forma participativa/cooperativa. Envolve pesquisas bibliográficas, experimentos,... vinculados ao resultado que se espera.

6 6 – Pesquisa bibliográfica – acontece com base em materiais escritos/gravados, mecânica ou eletronicamente, com informações elaboradas e publicadas – bibliografias (livros, dicionários, enciclopédias, anuários, etc), periódicos (jornais, revistas, panfletos, etc), fitas gravadas de áudio e vídeo, páginas de web sites, relatórios de simpósios/seminários, anais de congressos, etc.. 7 – Pesquisa documental – as fontes são documentos que necessitam de organização, análise e publicação. Fontes: tabelas estatísticas, relatórios, documentos informativos, fotografias, correspondências, etc.

7 Pesquisas segundo as fontes de informação: 1 – Campo – espaço onde acontecem os fatos ou fenômenos (lugar natural). Acontece por meio da observação direta, do levantamento e do estudo de caso. 2 – Laboratório – acontece por meio da interferência artificial na produção do fato/fenômeno, já que os mecanismos naturais de observação são insuficientes ao alcance da acuidade. 3 – Bibliografia – fonte de informações já organizada e elaborada, facilita a busca científica que dará suporte à pesquisa.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google