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CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA

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Apresentação em tema: "CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA

2 O QUE É CIÊNCIA? * O desenvolvimento do conhecimento humano está intrinsecamente ligado à sua característica de viver em grupo, ou seja, o saber de um indivíduo é transmitido a outro, que, por sua vez, aproveita-se deste saber para somar outro. Assim evolui a ciência.

3 * No século XIX (anos 1800) a ciência passou a ter uma importância fundamental. Parecia que tudo só tinha explicação através da ciência. Como se o que não fosse científico não correspondesse à verdade. Na sociologia Augusto Comte (Positivismo); na Economia, Karl Marx (Materialismo-Dialético); Charles Darwin (Teoria da Evolução). * Nesse sentido, a ciência passou a assumir uma posição quase que religiosa diante das explicações dos fenômenos sociais, biológicos, antropológicos, físicos e naturais.

4 * Portanto, Ciência é uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar: “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação”.

5 AS CIÊNCIAS POSSUEM * Objetivo ou finalidade: Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos. * Função: Aperfeiçoamento, através do crescente acervo de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo. * Objeto material: Aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral. * Objeto formal: O enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.

6 CIÊNCIA E IDEOLOGIA * Em certas épocas históricas, a ideologia foi apresentada como uma visão do mundo. Uma ideologia era um conjunto de crenças políticas, sociais, éticas que fixavam padrões dentre dos quais podia se desenvolver a conduta de uma pessoa ou uma classe social. Ex: Ideologia de Esquerda. * Há um outro uso que é claramente pejorativo em relação ao termo “ideologia”. Para muitos teóricos, a ideologia é uma forma espúria e incorreta de conhecimento, ou pelo menos de atitude, ante a realidade, em contraposição com a ciência. * Nesse caso, a ciência seria o conhecimento real, objetivo, verdadeiro. Por sua vez, a ideologia seria o conhecimento ilusório, produzido por nossos condicionamentos de classe e situação social, e, portanto, carentes da objetividade da ciência.

7 A INSTRUMENTAÇÃO IDEOLÓGICA DA CIÊNCIA
* Certos preconceitos de origem ideológica podem influir na obtenção de determinados resultados “científicos”. Racismo (USA). (The bell curve) 1. Os negros são intelectualmente inferiores aos brancos, e por isso, menos vocacionados ao sucesso na vida. 2. Isso é determinado por vários fatores, mas o predominante é genético. Há pouco o que fazer. 3. O governo não deveria gastar bilhões de dólares na manutenção de caríssimas escolas experimentais para negros e pobres. Eles não conseguirão elevar intelectos que a biologia comprometeu. 4. O correto seria investir no aprimoramento da "elite cognitiva", majoritariamente caucasiana, abençoada por uma natureza superior. * Existem também sempre o risco de que o conhecimento científico possa ser usado de maneira ideologicamente implementada. Ex: Bomba atômica.

8 A NEUTRALIDADE CIENTÍFICA
* É sabido que, para se fazer uma análise desapaixonada de qualquer tema, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância emocional do assunto abordado. * É preciso que o pesquisador tenha consciência da possibilidade de interferência de sua formação moral, religiosa, cultural e de sua carga de valores para que os resultados da pesquisa não sejam influenciados por eles além do aceitável.

9 CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
* Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.

10 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS
* Ex: Pequeno produtor rural e a indústria agrícola. * Conhecimento vulgar ou popular, denominado senso-comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do “conhecer”. * O ideal de objetividade, isto é, a construção de imagens da realidade, verdadeiras e impessoais, não pode ser alcançada se não ultrapassar os estreitos limites da vida cotidiana, assim como da experiência particular. * O conhecimento científico diferencia-se do popular muito mais no que se refere ao seu contexto metodológico do que propriamente ao seu conteúdo.

11 CONHECIMENTO EMPÍRICO (OU CONHECIMENTO VULGAR, SENSO-COMUM OU POPULAR)
* É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Ou ainda, É o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo.

12 CONHECIMENTO FILOSÓFICO
* É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Exemplo: "O homem é um erro de Deus ou Deus é um erro do homem" (Friedrich Nietzsche)

13 CONHECIMENTO TEOLÓGICO
* Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.

14 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
* É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica.

15 * Pode-se dizer que estas formas de conhecimento podem coexistir numa mesma pessoa: um cientista, como por exemplo, um sociólogo, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

16 CIÊNCIA TRANSDISCIPLINAR
* É possível dizer que em termos científicos vivemos ainda no século XIX e que o século XXI ainda não começou. * Já no século XVIII Rousseau perguntava: Há alguma razão de peso para substituirmos o conhecimento vulgar que temos da natureza e da vida e que partilhamos com os homens e mulheres da nossa sociedade pelo conhecimento científico produzido por poucos e inacessível à maioria? Contribuirá a ciência para diminuir o fosso crescente na nossa sociedade entre o que se é e o que se apresenta ser, o saber dizer e o saber fazer, entre a teoria e a prática? Não. * Duzentos e tantos anos depois, as nossas perguntas continuam a ser as mesmas.

17 * Sendo assim, a Ciência pós-moderna e transdisciplinar do século XXI propõe a emergência de um paradigma, mas não apenas um paradigma científico (o paradigma de um conhecimento prudente), tem de ser também um paradigma social (o paradigma de uma vida decente).


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