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Iniciação a Pesquisa Científica Introdução. Conceitos de ciência, metodologia, pesquisa. Orientações para uma leitura proveitosa e para a interpretação.

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1 Iniciação a Pesquisa Científica Introdução

2 Conceitos de ciência, metodologia, pesquisa. Orientações para uma leitura proveitosa e para a interpretação de textos. Orientações para a produção de trabalhos científicos tais como: resumos, resenhas, sínteses, seminário, artigo científico, projeto de pesquisa e monografia O que será estudado nesta disciplina

3 Auxilia na formação universitária, oferecendo a teoria e o instrumental metodológico necessário para a prática da pesquisa científica. Oferece subsídios necessários à autoaprendizagem, aprendendo a pesquisar e a sistematizar o conhecimento obtido. Procura formar pessoas capacitadas para a produção do conhecimento científico. A Iniciação à Pesquisa Científica...

4 Pesquisar é buscar sentido, procurar investigar e solucionar determinado problema sobre um fenômeno ou objeto. Caracteriza-se pelo procedimento racional e sistemático que objetiva alcançar resposta para problemas colocados pelo próprio pesquisador. O que é Pesquisar?

5 Investigar um assunto de maneira correta, rigorosa, verdadeira. Falar sobre o objeto com segurança, rigor e disciplina. O que é Pesquisar Cientificamente?

6 Conhecimento Empírico (senso-comum) Conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. Conhecimento Filosófico É fruto do raciocínio e da reflexão humana. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. Tipos de Conhecimento

7 Conhecimento Teológico Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Conhecimento Científico É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Tipos de Conhecimento

8 No sentido estrito, é um conjunto de conhecimentos adquiridos e produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e de objetividade, que permitem sua transmissão. Todo conhecimento científico constitui um sistema aberto e inacabado, suscetível de contínuas revisões que permitem a superação de teorias ultrapassadas. O que é Ciência?

9 Classificação das Ciências

10 É a ordem que se deve impor aos processos necessários para atingir um resultado desejado. É o caminho pelo qual se atinge um objetivo. É um conjunto de procedimentos que devemos seguir para atingir um objetivo. Métodos são procedimentos que podem produzir o conhecimento científico. Métodos Científicos

11 O método experimental submete a investigação de determinado fenômeno à sucessivas experimentações e observações a fim de obter a lei interna que o rege. Exemplo: Quando você aquece a água à temperatura de 100 graus Celsius, ao nível do mar, ela evapora. Método Experimental

12 Por meio da observação de um princípio geral, chega-se a conclusões particulares. Ou seja, parte-se de enunciados gerais, para se chegar a uma conclusão particular. Exemplo: Todos os animais respiram. Ora, o mosquito é animal. Logo, o mosquito respira. Método Dedutivo

13 Percorre o caminho contrário do método dedutivo, pois parte da observação particular e chega à afirmação de um princípio geral. Exemplo: Cobre conduz energia. Ouro conduz energia. Ferro conduz energia. Cobre, ouro e ferro são metais. Logo, todo metal conduz energia. Método Indutivo

14 Documentação indireta: Consiste no levantamento de todos os dados possíveis sobre o assunto a ser pesquisado, independentemente das técnicas utilizadas. Pesquisa documental. Pesquisa bibliográfica. Técnicas de Pesquisa

15 Documentação direta: Consiste no levantamento de dados no próprio local em que os fenômenos ocorrem. Pesquisa de campo. Pesquisa de laboratório. Técnicas de Pesquisa

16 Observação Direta e Intensiva: Consiste no levantamento de dados a partir de: Observação dos fatos/fenômenos. Entrevistas. Técnicas de Pesquisa

17 Observação Direta e Extensiva: Consiste no levantamento de dados a partir de Questionários ou formulários. Técnicas de Pesquisa

18 Com tanto informação disponível, como organizar tudo isso? Uma dúvida...

19 Consiste em anotar e documentar sistematicamente todo o conteúdo considerado importante para seu aprendizado. Tipos de fichas: Documentação temática. Documentação bibliográfica. Ficha de citações. Ficha de resumo. Ficha de documentação geral. Ficha de vocabulário. Documentação e Fichamento

20 Exemplo: ficha temática

21 Monografia: Descrição sobre um determinado assunto único e delimitado. Não é preciso ser original. Trabalhos didáticos: Trabalhos recapitulativos, com síntese de outros textos. Não é preciso ser original. Formas de trabalhos Científicos

22 Seminários: Aprofundar sobre um assuntos por meio de pesquisa bibliográfica, discussão e debate. Resumos: Exposição abreviada de um texto. É preciso extrair o que é principal, deixando de lado o que é secundário. Formas de trabalhos Científicos

23 Esquemas: Fazer um esboço das ideias principais do texto. Mapas conceituais. Resenhas: Parecido com um resumo, mas com um olhar crítico sobre o texto. Normalmente expõe-se uma opinião acerca do assunto. Formas de trabalhos Científicos

24 Artigo científico: Pequenos estudos, porém completos, que trata de questões científicas. Normalmente são ideias originais, atuais e criativas. Exige pleno domínio da área de estudo. Formas de trabalhos Científicos

25 O plágio se caracteriza com a apropriação ou expropriação de direitos intelectuais. A apropriação do texto de um outro autor e apresentação desse texto como sendo de cunho próprio caracterizam um plágio e, segundo a Lei de Direitos Autorais, 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, é considerada violação grave à propriedade intelectual e aos direitos autorais, além de agredir frontalmente a ética e ofender a moral acadêmica. Plágio


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