A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. SILVESTRE EMERY NETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. SILVESTRE EMERY NETO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. SILVESTRE EMERY NETO

2 ? O que é metodologia? ? O que é pesquisa?

3 É o conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina, e sua aplicação. METODOLOGIA

4 Metodologia da Pesquisa ou, como normalmente se denomina, Metodologia Científica, é a disciplina acadêmica construída a partir do princípio aceito de que não há produção de conhecimento científico, ou melhor, de ciência, a não ser através da pesquisa (Salomon, 2001, p. 9).

5 Método: Traçado fundamental do caminho a percorrer na pesquisa científica (Ruiz, 1996, p. 137). É o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado (Hegenberg, 1976, p.115).

6 Outra definição: MÉTODO: Recurso de que sempre se vale todo aquele que procura conhecer, fazer ou agir em situação nova (Salomon, 2001, p.33).

7 Intuitivamente: Método é um conjunto de técnicas e procedimentos criado e adotado quando se tem um problema a enfrentar ou um objetivo a alcançar, com a maior economia de tempo e esforços possível, evitando-se ao máximo o erro.

8 PESQUISA É INVESTIGAÇÃO. É A BUSCA DA VERDADE.

9 TIPOS DE MÉTODOS RACIONAL OU DEDUTIVO E INDUTIVO OU EXPERIMENTAL

10 RACIONAL OU DEDUTIVO (DESCENDENTE) ENUNCIADOS MAIS GERAIS CONCLUSÃO PARTICULAR Ex. - TODO HOMEM É MORTAL (GERAL); - Se Pedro é homem, ele é mortal (particular).

11 INDUTIVO OU EXPERIMENTAL (ASCENDENTE) ENUNCIADOS MAIS GERAIS CONCLUSÃO PARTICULAR Ex. - ESTE PEDAÇO DE FIO DE COBRE CONDUZ ENERGIA (PARTICULAR); - TODO METAL CONDUZ ENERGIA (GERAL).

12 O QUE SÃO TÉCNICAS? Técnicas são procedimentos científicos empregados por uma ciência determinada (Cervo e Bervian, 1996, p. 46). Ex: técnicas específicas para testes de laboratório, para determinar a Antigüidade em função do carbono, para levantamento de opinião de massa, etc.

13 Elementos essenciais à Pesquisa dúvida ou problema; método científico; resposta ou solução.

14 ABORDAGENS CLÁSSICAS DO CONHECIMENTO - CONHECIMENTO EMPÍRICO OU POPULAR; - CONHECIMENTO CIENTÍFICO; - CONHECIMENTO FILOSÓFICO; - CONHECIMENTO TEOLÓGICO (OU RELIGIOSO).

15 EMERY NETO, Silvestre. Elaboração de trabalhos científicos: manual de normas. 1 ed. Curitiba: ESIC, 2005.

16 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Carregar ppt "METODOLOGIA CIENTÍFICA PROF. SILVESTRE EMERY NETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google