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COMO CONSTRUIR HIPÓTESES

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Apresentação em tema: "COMO CONSTRUIR HIPÓTESES"— Transcrição da apresentação:

1 COMO CONSTRUIR HIPÓTESES
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

2 proposição testável que pode vir a ser a solução do problema HIPÓTESE

3 solução possível ao problema pesquisável, por meio de uma proposição, ou seja, de uma expressão verbal suscetível de ser declarada verdadeira ou falsa HIPÓTESE

4 neste caso a hipótese não terá sido confirmada e, conseqüentemente, o problema não terá sido solucionado Pode ocorrer que não se consiga obter informações claras que indiquem a veracidade da hipótese;

5 CLASSIFICAÇÃO DAS HIPÓTESES
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

6 Algumas hipóteses são casuísticas

7 Referem-se a algo que ocorre em determinado caso São muito freqüentes na pesquisa histórica, nas quais os fatos são tidos como únicos

8 referem-se à freqüência de
Algumas hipóteses referem-se à freqüência de acontecimentos

9 Antecipam que determinada característica
Freqüentes em pesquisa social Antecipam que determinada característica ocorre com maior ou menos freqüência em determinado grupo, sociedade ou cultura

10 estabelecem relação de
Algumas hipóteses estabelecem relação de associação entre variáveis

11 objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos
termo muito empregado na linguagem dos pesquisadores VARIÁVEL objetiva conferir maior precisão aos enunciados científicos

12 assumir diferentes valores ou
tudo aquilo que pode assumir diferentes valores ou diferentes aspectos VARIÁVEL Pode assumir valores numéricos ou abranger categorias diversas, como: Alta Média e Baixa

13 países economicamente
desenvolvidos apresentam baixo índice de analfabetismo Ex: <==> Variáveis = desenvolvimento econômico e analfabetismo

14 Hipóteses deste tipo apenas afirmam a existência de relação entre as variáveis
Podem até indicar a força ou o sentido desta relação, mas nada estabelecem em termos de causalidade, dependência ou influência

15 relação de dependência
Algumas hipóteses estabelecem relação de dependência entre duas ou mais variáveis

16 grupo estabelecem que uma
As hipóteses deste grupo estabelecem que uma variável interfere na outra

17 Variável independente
Ex. : <==> Variável independente O reforço do professor tem como efeito a melhoria na leitura do aluno = reforço do professor Variável dependente = melhoria na leitura do aluno

18 As hipóteses deste grupo estabelecem a existência de relações causais entre variáveis Porém, é pouco comum que um único acontecimento seja a condição causadora de outro, sendo comum a multiplicidade de condições

19 o pesquisador deve atuar no sentido de verificar em que medida determinadas condições atuam tornando provável a ocorrência de determinado fato

20 em geral, o que se busca é estabecer relações ASSIMÉTRICAS entre as variáveis

21 T i p o s de r e l a ç ã o: étricas Assim riáveis não quando as va são indep entr endentes e si

22 variáveis são independentes entre si
relação simétrica variáveis são independentes entre si

23 recíproca relação quando as variáveis se relacionam mutuamente

24 VARIÁVEIS OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

25 decorrentes da que se alteram hipótese e servem na hipótese,
possibilitando que estas sejam submetidas a teste decorrentes da hipótese e servem para mostrar as alterações em termos de valores, aspectos, propriedades, quantidades, qualidades, características, magnitudes, peso, forma, OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

26 a hipótese é uma relação de variáveis e as variações podem
ser independentes e dependentes. OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

27 VARIÁVEL INDEPENDENTE
quando a variável existe naturalmente, em decorrência da hipótese; ela influencia ou afeta outra variável; trata-se de uma relação causal, não no aspecto de forçar ou produzir resultados, mas sim de ser necessária para que os resultados se produzam OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

28 VARIÁVEL DEPENDENTE é aquela que sofre a ação da
variável independente, ou seja, são aquelas variações a serem explicadas ou descobertas em virtude de terem sido afetadas pela variável independente OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

29 RELAÇÃO CAUSAL as propriedades relacionais de causa e
efeito requerem a existência de uma variável – causa – determinante que se converte em condição para a existência da outra – efeito. OLIVEIRA, S. L Tratado de Metodologia Científica. 2a. Ed. São Paulo

30 causa X efeito

31 COMO CHEGAR A UMA HIPÓTESE
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

32 A elaboração de hipóteses é um
processo de natureza criativa Não existem regras fixas a serem seguidas

33 As hipóteses surgem a partir de Observação; Resultados de outras pesquisas; Teorias e Intuição

34 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
a) Nos estudos em que o objetivo é o de descrever um determinado fenômeno ou as características de um grupo, as hipóteses podem não ser anunciadas formalmente, dado que envolvem uma única variável

35 b) O enunciado claro e preciso de hipóteses é requisito fundamental em pesquisas que têm como objetivo verificar relações de associação ou de dependência entre variáveis

36 CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE APLICÁVEL
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.1996 (3a Ed.). São Paulo: Editora Atlas S.A. 159p.

37 “ é preciso formular UMA hipótese testáveL ”

38 A hipótese deve ser conceitualmente clara

39 definidos, em especial os referentes
Os conceitos contidos na hipótese precisam estar claramente definidos, em especial os referentes às variáveis

40 A hipótese deve ser específica Muitas hipóteses são conceitualmente claras, mas são expressas em termos tão gerais, e com objetivo tão pretensioso, que não podem ser verificadas

41 dividir a hipótese em Se isto ocorre, deve-se sub-hipóteses
mais precisas

42 referências empíricas
 A hipótese deve ter referências empíricas Hipóteses que envolvem julgamento de valor não podem ser adequadamente testadas

43 , e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas
Palavras como , , e , não conduzem à verificação empírica e devem ser evitadas “ bom ” “ deveria ” “ mau ” “ deve ”

44  A hipótese deve ser parcimoniosa
Uma hipótese simples é sempre preferencial a uma hipótese complexa, desde que tenha o mesmo poder explicativo

45 A hipótese deve ser relacionada com as técnicas disponíveis

46   É necessário que haja técnicas adequadas para a coleta dos dados exigidos para o teste da hipótese

47 de coleta de dados, ou reformular a hipótese visando seu ajustamento às técnicas disponíveis Quando não forem encontradas técnicas adequadas, pode ser conveniente realizar estudos para a descoberta de novas técnicas

48 A hipótese deve estar relacionada com uma teoria

49 Hipóteses que se vinculam a um sistema teórico possuem maior poder de explicação Pesquisas que apresentam hipótese não relacionada a uma teoria não possibilitam generalização de seus resultados

50 f i m


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