A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA

2 OBJETIVOS Respondem a pergunta: PARA QUÊ? Respondem a pergunta: PARA QUÊ? Iniciam com verbos no infinitivo Iniciam com verbos no infinitivo Sempre se referem à obtenção de conhecimento Sempre se referem à obtenção de conhecimento Características Importantes : Características Importantes : Devem se restringir aos objetivos da pesquisa (obtenção de conhecimento) e não ao uso que se fará de seus resultados Devem se restringir aos objetivos da pesquisa (obtenção de conhecimento) e não ao uso que se fará de seus resultados devem ser claros e concisos. devem ser claros e concisos. quanto melhor definidos, mais fácil cumpri-los quanto melhor definidos, mais fácil cumpri-los

3 OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivo Geral Está ligado à visão global do tema. Vincula-se, diretamente, à idéia central da pesquisa. Está ligado à visão global do tema. Vincula-se, diretamente, à idéia central da pesquisa. Objetivos Específicos Objetivos Específicos Têm caráter mais concreto, função intermediária, instrumental. Permitem atingir o objetivo geral, de um lado e, de outro, aplicá-lo a situações particulares. Têm caráter mais concreto, função intermediária, instrumental. Permitem atingir o objetivo geral, de um lado e, de outro, aplicá-lo a situações particulares.

4 OBJETIVOS DEVE-SE TER A ATENÇÃO PARA QUE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS NÃO SEJAM NOVOS OBJETIVOS GERAIS: ISSO SIGNIFICA QUE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ESTRATÉGIAS PARTICULARES PARA SE ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL. DEVE-SE TER A ATENÇÃO PARA QUE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS NÃO SEJAM NOVOS OBJETIVOS GERAIS: ISSO SIGNIFICA QUE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO ESTRATÉGIAS PARTICULARES PARA SE ALCANÇAR O OBJETIVO GERAL.

5 JUSTIFICATIVA A justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento. A justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

6 JUSTIFICATIVA É a descrição do(s) motivo(s) que leva(m) o pesquisador a estudar um determinado tema. Sua redação não deve ser necessariamente longa, porém deve ser consistente. Lembre- se: uma boa justificativa deve apresentar a atualidade e a importância do estudo do tema proposto. Em síntese, é na justificativa que o pesquisador responde às seguintes questões: 1) Quais motivos (pessoais ou acadêmicos) me levaram ao estudo desse tema? 2) Qual a importância do estudo desse tema na atualidade? 3) Em que minha pesquisa pode contribuir?

7 HIPÓTESE Afirmativa cuja veracidade vai ser Afirmativa cuja veracidade vai sertestada Surge da prática e/ou literatura do Surge da prática e/ou literatura dopesquisador

8 HIPÓTESE Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição) levantada. Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a hipótese (ou suposição) levantada.

9 HIPÓTESE Características da hipótese: é uma suposição que antecede à constatação dos fatos. Sempre conduz a uma verificação empírica. Tem a função de propor explicação para certos fatos e ao mesmo tempo, orientar a busca de outras informações. Requer embasamento teórico claro. Deve estar presente no início de qualquer investigação. Características da hipótese: é uma suposição que antecede à constatação dos fatos. Sempre conduz a uma verificação empírica. Tem a função de propor explicação para certos fatos e ao mesmo tempo, orientar a busca de outras informações. Requer embasamento teórico claro. Deve estar presente no início de qualquer investigação.

10 HIPÓTESE Tipos de hipóteses: Tipos de hipóteses: Hipótese básica ou central - é a resposta principal ao problema formulado. Hipótese básica ou central - é a resposta principal ao problema formulado. Hipóteses secundárias - são afirmações complementares da afirmação básica. Podem, tanto incluir em detalhes o que a hipótese básica afirma em geral, como englobar aspectos não especificados na hipótese básica ou indicar relações deduzidas da primeira e também apontar relações possíveis de serem encontradas. Hipóteses secundárias - são afirmações complementares da afirmação básica. Podem, tanto incluir em detalhes o que a hipótese básica afirma em geral, como englobar aspectos não especificados na hipótese básica ou indicar relações deduzidas da primeira e também apontar relações possíveis de serem encontradas.

11 HIPÓTESE Entretanto, o que é uma hipótese? Uma hipótese consiste em definir prováveis soluções aos problemas formulados (perguntas). Como exemplifica Antônio Carlos Gil (1987, p. 35): Entretanto, o que é uma hipótese? Uma hipótese consiste em definir prováveis soluções aos problemas formulados (perguntas). Como exemplifica Antônio Carlos Gil (1987, p. 35): Como ilustração, considere-se o seguinte problema: Quem se interessa por parapsicologia? A hipótese pode ser a seguinte: Pessoas preocupadas com a vida além-túmulo tendem a manifestar interesse por parapsicologia. Como ilustração, considere-se o seguinte problema: Quem se interessa por parapsicologia? A hipótese pode ser a seguinte: Pessoas preocupadas com a vida além-túmulo tendem a manifestar interesse por parapsicologia.


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google