A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa Científica A Pesquisa e o Método Científico ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa Científica A Pesquisa e o Método Científico ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Científica A Pesquisa e o Método Científico ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

2 O que é Pesquisa? O que é Pesquisa Científica? O que é Método Científico? Como se escolhe o Método? Quais são os Métodos Científicos? ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

3 Objetivo: Identificar os principais aspectos do Método Científico. (Cp) ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA

4 Roteiro: conceituação e entendimento; métodos científicos; método dedutivo; método indutivo; método hipotético-dedutivo; método dialético; e método fenomenológico.

5 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O que é Pesquisa? O que é Pesquisa Científica?

6 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Pesquisa 1. Indagação; inquirição; busca; investigação; exame. 2. Indagação ou busca minuciosa da realidade. 3. Informar-se a respeito de Buscar com diligência; indagar, inquirir, investigar.

7 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Pesquisa Científica 1. Processo através do qual a ciência busca dar resposta aos problemas que se lhe apresentam 2. Investigação sistemática de determinado assunto que visa obter novas informações sobre um problema específico e bem definido 3. Pesquisa Científica é um processo de produção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente.

8 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O que parece ser o resultado de Pesquisa Científica? Oficiais da Aeronáutica são favoráveis à Lei do Abate A democracia é o melhor sistema político Proibir as drogas é a melhor maneira de reduzir a delinqüência Os alunos do CCEM 2005 são pontuais

9 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Método Seqüência lógica de procedimentos que se deve seguir para a consecução de um objetivo. Método Científico 1. Conjunto de procedimentos aceitos e validados por determinada comunidade científica que irá assegurar a qualidade e a fidedignidade do conhecimento gerado

10 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Método Científico 2. Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento. 3. Para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário um conjunto de operações mentais e técnicas que possibilitam a verificação do processo de obtenção.

11 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA No Passado - Método Universal aplicado a todos os ramos do conhecimento. Atualmente - Há uma grande diversidade de métodos. Matemática Física Astronomia Métodos vinculados a deduções Métodos vinculados a experimentações Métodos vinculados a observações P. Ex.

12 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) Filosofia Métodos que indicam os meios técnicos da investigação (objetividade) Ciência

13 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA Métodos que proporcionam as bases lógicas (abstração) DEDUTIVO INDUTIVO HIPOTÉTICO DEDUTIVO DIALÉTICO FENOMENOLÓGICO RACIONALISMO EMPIRISMO NEOPOSITIVISMO MATERIALISMO FENOMENOLOGIA Apenas a razão leva ao conhecimento Todo conhecimento provem da experimentação Lógica + Experimentação = Conhecimento Os fenômenos têm aspectos contraditórios Descrição de uma experiência isolando-a de suas causas

14 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Dedutivo Parte do geral e a seguir desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis Conclusões puramente formais usando apenas a lógica Todo homem é mortal. (premissa maior) Pedro é homem. (premissa menor) Logo, Pedro é mortal. (conclusão)

15 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Dedutivo Encontra larga aplicação em ciências como Física e Matemática. Uma objeção ao método refere-se ao caráter apriorístico de seu raciocínio. (parece uma proposição dogmática) Como se pode afirmar que todo homem é mortal?

16 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Indutivo Parte do particular e chega na generalização Observa-se casos particulares da realidade Conclusão Geral Antônio é mortal. Benedito é mortal. Carlos é mortal. Zózimo é mortal. Ora, Antonio, Benedito, Carlos...e Zózimo são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.

17 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Indutivo Influenciou muito no desenvolvimento de técnicas de coleta de dados e na elaboração de instrumentos. Foi visto como o método por excelência das ciências naturais. Chega-se a conclusões que são apenas prováveis. Crítica: A indução não pode transmitir a certeza e a evidência. O salto de um para todos exigiria uma observação infinita.(Karl Popper) P.Ex. O caso dos cisnes.

18 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Hipotético-dedutivo ProblemaConjecturas Dedução de conseqüências observadas Tentativa de falseamento Corroboração

19 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Dialético É um método de interpretação da realidade que se baseia em três grandes princípios: a unidade dos opostos - todos os objetos e fenômenos apresentam aspectos contraditórios; quantidade e qualidade – características que estão inter-relacionadas; e negação da negação - a mudança nega o que é mudado e o resultado, por sua vez é negado, mas esta segunda negação conduz a um desenvolvimento.

20 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Dialético A dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Os fatos não podem ser entendidos quando considerados isoladamente. P.Ex. Para se entender os fatos sociais deve-se considerar todas as influências possíveis (políticas, econômicas, culturais etc.)

21 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Fenomenológico É um método de investigação científica destinado primordialmente á pesquisa de fenômenos humanos, tais como vividos e experimentados. É um método que envolve estratégias de coleta de dados (entrevistas não diretivas, descrição oral das experiências vividas pelos sujeitos) e estratégias de apresentação de resultados (descrição utilizando as palavras na forma particular em que são expressas pelo sujeito)

22 ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA O Método Fenomenológico O método fenomenológico não é dedutivo nem empírico. Consiste em mostrar o que é dado e em esclarecer esse dado. Não explica mediante leis nem deduz a partir de princípios, mas considera o que está imediatamente à frente da consciência, o objeto. A realidade não é tida como algo objetivo e passível de ser explicado como um conhecimento que privilegia explicações em termos de causa e efeito.

23 Pesquisa Científica A Pesquisa e o Método Científico ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA


Carregar ppt "Pesquisa Científica A Pesquisa e o Método Científico ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DA AERONÁUTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google