Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Marque a alternativa correta E) Teoria e empiria se relacionam em um processo de auto-alimentação que produz o conhecimento. Justificativa: Sendo teoria e empiria, momentos no processo de conhecimento, isso não implica uma total independência. Teoria e empiria se relacionam e funcionam melhor em conjunto.
2
Exercício 2 – tema 2 De acordo com Mesquita Filho, assinale a alternativa correta que expressa o argumento indutivista: B) A partir dos fatos observados induzem-se leis e teorias que levam às previsões e explicações. Justificativa: Indução é o raciocínio que parte de dados particulares (fatos, experiências,
3
Continuação exercício 2 do tema 2
enunciados empíricos) e, por meio de uma sequência de operações cognitivas, chega a leis ou conceitos mais gerais, indo dos efeitos às causas, das consequências aos princípios, da experiência à teoria
4
Exercício 3 – tema 2 Agora, tente identificar o argumento dedutivista entre as opções abaixo: A dedução desenvolve leis somente a partir da elaboração de hipóteses que são deduzidas da observação Justificativa: Na dedução, temos do geral para o particular (teoria para empiria, com a etapa das hipóteses)
5
Exercício 3 – tema 2 (cont.)
O cientista que trabalha com a dedução, primeiro cria hipóteses, que precisam ser verificadas com as teoria e leis gerais.
6
Exercício 4 – tema 2 A importâncioa da teoria e empiria para a pesquisa acadêmica pode ser expressa por qual das afirmações abaixo? B) O trabalho acadêmico demanda uma correta relação entre teoria e empiria, pois ambas fazem parte do processo metodológico para a construção do conhecimento.
7
Exercício 4 – tema 2 (cont.)
Justificativa: Dentro de um processo sistemático e racional, estabelece-se uma relação com as observações empíricas, ou seja, com a empiria. Podemos definir empiria como “conjunto de dados ou acontecimentos conhecidos através da experiência, por intermédio das faculdades sensitivas (e não pela necessidade lógica
8
Exercício 4 – tema 2 (cont.)
Ou racional)”.
9
Exercício 5 – tema 2 Em relação à função primordial da ciência, de acordo com Mesquita Filho, podemos afirmar que: C) A finalidade da ciência está em sistematizar teorias mais do que em criar hipóteses para os fenômenos.
10
Exercício 5 – tema 2 (cont.)
Justificativa: “é importante salientar que a finalidade primordial da ciência não é formular hipóteses, e sim, sistematizar teorias; e que teoria não é pura e simplesmente uma coletânea de hipóteses: teoria é um conjunto de hipóteses coerentemente interligadas, tendo por finalidade explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio do conhecimento.
11
Exercício 6 – tema 2 Teoria e empiria são momentos importantes na pesquisa científica. Por isso, é possível afirmar corretamente que: C) Tanto teoria quanto empiria são importantes, mas não devem ser avaliadas separadamente, e sim, como uma relação.
12
Exercício 6 – tema 2 (cont.)
A teoria e a empiria se relacionam, uma vez que, para elaborarmos os conceitos que se transformarão em teorias, necessitamos do conhecimento vindos da experiência. Segundo o professor Wilson do Nascimento Barbosa, podemos afirmar que, em metodologia científica, “existe uma relativa autonomia da teoria e da empiria, sendo que
13
Exercício 6 – tema 2 (cont.)
essas palavras expressam de fato momentos do processo do conhecimento, em que a prática se transforma em abstração e a abstração é devolvida à prática”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.