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A construção da Ciência 06-11-2013 1Teresa Fernandes.

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Apresentação em tema: "A construção da Ciência 06-11-2013 1Teresa Fernandes."— Transcrição da apresentação:

1 A construção da Ciência Teresa Fernandes

2 A Construção da Ciência A ciência utiliza, na produção de conhecimentos e como procedimento e forma de actuar, o método científico. O mais característico e específico da ciência, ou seja, aquilo que a constitui como tal e a distingue dos demais tipos de conhecimento Teresa Fernandes2

3 Método Cientifico Os principais objectivos da ciência é analisar, explicar, prever e intervir/agir. O método científico é uma forma de actuação humana orientada para o conhecimento da realidade empírica. Enquanto procedimento de actuação geral destinado à produção de conhecimentos científicos, o método científico consiste, num primeiro momento, em formular questões sobre a realidade, para isso baseia-se em observações e em teorias já existentes; num segundo momento, o método científico consiste em antecipar soluções aos problemas colocados e em compará-las com a realidade, mediante a observação, classificação e análise de factos Teresa Fernandes3

4 Método Indutivo Na medida em que procede à classificação sistemática dos dados obtidos, através da observação, com o intuito de determinar as uniformidades e as regularidades que apresentem Teresa Fernandes4

5 Método Dedutivo Quando deriva e constrói conceitos e enunciados, não da observação da realidade, mas a partir de outros conceitos e enunciados estabelecidos anteriormente. Na utilização e operacionalização do método científico, ambas as operações de raciocínio (indução e dedução) surgem interligadas Teresa Fernandes5

6 Etapas do Método Cientifico Observação do Fenómeno: O fenómeno é observado e desenvolve-se a curiosidade em relação a ele. Experimentação e Medição: Provoca-se o mesmo fenómeno várias vezes, registando-se todas as possíveis variações e valores relacionados a ele. Nessa fase são feitas cuidadosas medições. Estabelecimento de Leis Científicas: Depois da análise dos dados da experimentação, conclui-se uma Lei Científica, que é uma generalização que relaciona os dados que foram estudados. É importante notar que a Lei Científica não é a explicação do porquê daquilo, mas apenas uma descrição do fenómeno Teresa Fernandes6

7 Criação de Hipóteses: Imagina-se explicações para o fenómeno e sua lei. A procura da explicação leva, muitas vezes à criação de um Modelo. A mais simples e elegante é escolhida como provável explicação para o fenómeno estudado. Teste das Hipóteses: A hipótese escolhida deve explicar novas observações e novos fenómenos. Se a hipótese estiver errada, dependendo do grau de erro, ela deve ser melhorada, parcialmente ou corrigida abandonada. Estabelecimento de uma Tese: Se a hipótese é comprovada pelos testes, ela se torna numa tese. Uma tese é uma hipótese comprovada. Criação de uma Teoria: Uma teoria é um conjunto de teses que explicam um mesmo fenómeno ou alguns fenómenos relacionados entre si e que já foi testada e comprovada em um grande número de experiências Teresa Fernandes7

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9 Matemática no Método Cientifico É o papel que ela possui na expressão de modelos científicos. Medidas de colheita e observação, bem como hipotetizar e prever, geralmente requerem modelos matemáticos e um extensivo uso da Matemática. Os ramos matemáticos mais utilizados na ciência incluem o cálculo e a estatística, apesar de virtualmente cada ramo da Matemática ter aplicações, mesmo áreas "puras" tais como a teoria numérica e a topologia. A Matemática prevalece mais na Física, e menos em Química e algumas ciências sociais Teresa Fernandes9

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