A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I I Ciclo de Serviço Social 2º ano – 1º Semestre 2007/2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I I Ciclo de Serviço Social 2º ano – 1º Semestre 2007/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I I Ciclo de Serviço Social 2º ano – 1º Semestre 2007/2008

2 Investigação Não é um conceito unívoco. É sempre entendido por referência ao campo de conhecimento em que se insere. Em termos genéricos, designa um procedimento formal que pretende encontrar respostas para as questões propostas, utilizando métodos científicos.

3 Ciência Resultado da investigação, pretende produzir novos conhecimentos sobre a realidade e, simultaneamente, aumentar o conhecimento teórico.

4 Investigação A investigação é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos factos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento (in Ander-Egg, Ezequiel, Introducción a las técnicas de investigación social para trabajadores sociales, 1978, p.28)

5 Objectivos da Investigação Social A investigação é um processo formal; Compõe-se de fases de actuação sucessivas; Rege-se pelo pensamento metódico e reflexivo. Pretende dar resposta a problemas e aumentar o conhecimento; Exige a aplicação de métodos e técnicas do domínio das Ciências Sociais; Deve referir-se a objectos concretos, precisos e específicos.

6 Método Corresponde a um conjunto concertado de operações, realizadas para atingir determinado objectivo. É o corpo de princípios que preside à investigação e permite seleccionar e coordenar as técnicas.

7 Técnicas Procedimentos operatórios rigorosos, bem definidos, transmissíveis e susceptíveis de ser novamente utilizados em condições semelhantes, adaptados ao tipo de problema e aos fenómenos em causa. A escolha das técnicas depende, por isso, do objectivo da investigação.

8 EPISTEMOLOGIA (Nível da CRÍTICA) Como obtemos o conhecimento e às conclusões a que se chega. MÉTODOS (Nível da TEORIA) Como se deve fazer para obter o conhecimento científico. TÉCNICAS (Nível da OPERACIONALIZAÇÃO) O que se faz para obter o conhecimento.

9 Métodos em Investigação Social O método em Ciências Sociais tem algumas especificidades, que decorrem de: As manifestações materiais da sociedade serem diversas e mutáveis; Se investigarem manifestações não materiais (e.g. crenças, valores, ideias); As manifestações estarem sujeitas à incerteza (decorrente da liberdade individual e colectiva).

10 Métodos em Investigação Social Estas especificidades geram dificuldades em: Medir os fenómenos sociais; Estabelecer regras e generalizações relativas aos fenómenos sociais; Aplicar técnicas de observação experimental; Faltam instrumentos de observação tão rigorosos como os de outras ciências (e.g. Física, Matemática, Biologia, etc.).


Carregar ppt "Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I I Ciclo de Serviço Social 2º ano – 1º Semestre 2007/2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google