A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODO CIENTÍFICO. Como surge o método científico? Roger Bacon ( 1214 – 1292): Alquimista, filósofo e matemático. Foi o primeiro a defender a EXPERIMENTAÇÂO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODO CIENTÍFICO. Como surge o método científico? Roger Bacon ( 1214 – 1292): Alquimista, filósofo e matemático. Foi o primeiro a defender a EXPERIMENTAÇÂO."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODO CIENTÍFICO

2 Como surge o método científico? Roger Bacon ( 1214 – 1292): Alquimista, filósofo e matemático. Foi o primeiro a defender a EXPERIMENTAÇÂO como fonte de conhecimento.

3 Francis Bacon ( 1561 – 1626): Filósofo inglês que propõem um MÉTODO para estudar a natureza que se baseia na investigação com base em experimentos. Sua obra é considerada o primeiro esboço racional da metodologia científica na qual Bacon pretendia classificar as ciências e descrever o seu novo método de interpretação e desmistificação da natureza.

4 René Descartes ( 1596 – 1650): Filósofo e matemático.; Escreveu o Discurso do Método, com a descrição precisa do método. Para ele se compreender o TODO bastaria se compreender as PARTES. (Lógica cartesiana)

5 Auguste Comte (1798 – 1857) Pensador que torna o método mais abrangente. Organizou o conhecimento da natureza, composta por classes e fenômenos, em cinco ciências: ASTRONOMIA FÍSICA QUÍMICA FILOSOFIA FÍSICA SOCIAL e a MATEMÁTICA que por ser necessária em todas as outras era conhecida como Ciência Zero.

6 ETAPAS DO MÉTODO 1º) OBSERVAÇÃO (fatos/ dados) Elaboração da QUESTÃO/ PROBLEMA 2º) Reflexão, raciocínio, elaboração de HIPÓTESES. 3º) EXPERIMENTAÇÃO: (gera dados para serem avaliados). 4º) VERIFICAÇÃO DE REGULARIDADES / GENERALIZAÇÃO: Possíveis PRINCÍPIOS ou LEIS. 5º) TEORIZAÇÃO / CONCLUSÃO: elaboração de TEORIAS ou MODELOS

7 Procedimento científico Apresentar a TEORIA para a COMUNIDADE CIENTÍFICA. REPLICAR a teoria para verificar sua veracidade. Aceitação ou rejeição pela comunidade científica.

8 RACIOCÍNIO INDUTIVO OU DEDUTIVO INDUTIVO – Exemplo: verifica-se experimentalmente que o ferro e o cobre conduzem a corrente elétrica e o enxofre e o iodo não conduzem a corrente elétrica. Então, induz-se que TODOS os METAIS conduzem e os AMETAIS não. DEDUTIVO - Exemplo: Conhecendo-se a generalização ao lado, se descobre que um ELEMENTO X conduz a corrente elétrica. Então, deduz-se que ele é um METAL. Do PARTICULAR para o GERALDo GERAL para o PARTICULAR

9 Exercício Certa vez uma criança se perdeu. Como fazia frio, decidiu procurar material para atear fogo. À medida que ia trazendo objetos para sua fogueira, observava que alguns queimavam e outros não. Começou, então, a fazer a lista a seguir, relacionando os que queimavam e os que não queimavam. Depois de algumas viagens, sua classificação continha as seguintes informações: QUEIMAM galhos de árvore cabos de vassoura mastro de bandeira lápis NÃO QUEIMAM rochas cacos de vidro pedrinhas tijolos. A partir dessa lista, ela tentou encontrar uma regularidade que a guiasse na procura de novos materiais combustíveis, chegando à seguinte conclusão: "Todos os objetos cilíndricos queimam". Quanto ao método científico, o procedimento e o tipo de raciocínio utilizados pela criança, em sua conclusão, são exemplos, respectivamente, de: a) formulação de lei; dedutivo b) criação de modelo; dedutivo c) proposição de teoria; indutivo d) elaboração de hipótese; indutivo

10 QUESTÃO O conhecimento científico pode ser considerado uma verdade absoluta? Justifique a sua resposta


Carregar ppt "MÉTODO CIENTÍFICO. Como surge o método científico? Roger Bacon ( 1214 – 1292): Alquimista, filósofo e matemático. Foi o primeiro a defender a EXPERIMENTAÇÂO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google