A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOCIÊNCIA II. Aberturas 2.2. O conceito de. CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOCIÊNCIA II. Aberturas 2.2. O conceito de. CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOCIÊNCIA II. Aberturas 2.2. O conceito de

2 CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo a fornecerem um sistema coerente. Subjetivamente, é um conhecimento certo das coisas por suas causas ou por seus princípios. Proporciona ao homem um conhecimento objetivo da realidade. Investigação racional ou estudo da natureza, direccionado à descoberta da verdade.racionalnaturezaverdade

3 CIÊNCIA x TECNOLOGIA Tal conhecimento é aplicado para tornar mais eficiente a produção da vida material, e tal aplicação constitui a tecnologia.

4 Por um lado, a ciência constitui a fonte da tecnologia e fornece-lhe as formas e o saber que irão permitir criar tecnologias. Por outro lado, o progresso da ciência está dependente dessas tecnologias.

5 Apesar das suas diferenças, a ciência e a tecnologia estão intimamente interligadas. É possível fazer a sua distinção, é impossível separá-las. O desenvolvimento e o progresso de ambas assenta na sua cooperação mútua. Assim, deverão ser tratadas como uma unidade, daí o conceito… tecnociência.

6 Tecnociência Unidade cada vez maior da ciência e da tecnologia (Japiassu, p. 182)

7 Traço dominante do passado de ambas A clássica distinção entre: ciência - o saber sistemático, racional e geral técnica - o saber sumário e empírico (Japiassu, p. 182)

8 A partir da Revolução industrial... com a difusão da cultura científica nos meios técnicos, a técnica deixa de ser um saber artesanal para converter-se em tecnologia

9 Tecnologia constitui a manifestação mais visível do fenômeno ciência (Japiassu, p. 182)

10 Ao prolongar num sentido mais sistemático e científico as técnicas anteriores a tecnologia cada vez mais se distingue da ciência: –por seu objeto –pela preocupação em exprimir, num discurso o fazer da ciência –pelo rigor dos seus passos –pelo uso crescente das matemáticas –pela precisão das suas observações e de suas medidas (Japiassu, p. 182)

11 O verdadeiro caráter da ciência moderna consistiu em ter sido orientada para experiência, para a utilização e o consumo, ou seja, para a tecnologia (Japiassu, p.183)

12 A produção do saber científico foi devido ao método experimental Agir sobre o mundo natural, para compreendê-lo e explicá-lo, para nos apropriar dele, dominá-lo, controlá-lo e manipulá-lo, ou seja, conhecê-lo (Japiassu, 183)

13 Saber é poder (BACON) Tornar-nos mestres e possuidores da natureza (DESCARTES)

14 Assim, a ciência e a técnica - a tecnociência – funcionam como ideologia. Ambas se fundem, pois parecem ter uma afinidade de essência (Japiassu, p. 185)

15 quando esses dois sentidos se desenvolvem separados, nenhuma sociedade é capaz de pensar com sabedoria (Snow, p. 72, 1995)

16


Carregar ppt "TECNOCIÊNCIA II. Aberturas 2.2. O conceito de. CIÊNCIA x TECNOLOGIA A ciência consiste num conjunto de verdades, logicamente encadeadas entre si, de modo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google