A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. Pôr a Ciência em Cultura 2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura A tecnociência se insinua até mesmo em nossa maneira de calcular e de pensar.

Cópias: 1
2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade; o sistema de ensino em relação às ciências e às humanidades;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. Pôr a Ciência em Cultura 2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura A tecnociência se insinua até mesmo em nossa maneira de calcular e de pensar."— Transcrição da apresentação:

1 2. Pôr a Ciência em Cultura 2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura A tecnociência se insinua até mesmo em nossa maneira de calcular e de pensar (microcomputadores) de fazer amor (pílulas anticoncepcionais), de dar a vida (biotecnologias) e de morrer (tanatotecnologias). (JAPIASSU, 1999, p. 193).

2 2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura os impactos da ciência e da tecnologia na sociedade; o sistema de ensino em relação às ciências e às humanidades; a posição do Estado moderno em relação ao assunto; a ideologia cientificista; a falta de integração entre a tecnociência e a cultura; a maneira como a tecnociência tem sido transmitida ao público;

3 O sistema de ensino em relação às ciências e às humanidades Em nosso sistema de ensino, por exemplo, as humanidades, são desclassificadas ou relegadas a segundo plano, enquanto o tecnocientífico é valorizado por sua eficácia e por sua performance.

4 A posição do Estado em relação ao assunto O Estado moderno proclama sua autonomia relativamente às religiões e às ideologias. Mas cada vez mais acredita estar fundada na ciência. Sua neutralidade é ambígua, pois se funda na racionalidade científica.

5 A ideologia cientificista O grande impacto da tecnociência atual sobre a cultura é o da ideologia cientificista que, desde o século passado aparece como um fenômeno difuso e anônimo, mas respondendo à necessidade da sociedade moderna de garantir sua identidade e sua unidade.

6 A falta de integração entre a tecnociência e a cultura Enquanto nosso sistema educacional continuar discriminando e desvalorizando, na formação dos futuros cientistas, o ensino das humanidades, e enquanto persistir em manter os estudantes de humanidades distanciados da cultura tecnocientífica, permanecerá exercendo nefastas influências o divórcio das duas culturas: de um lado, produzindo e opondo técnicos ou tecnocratas incapazes de compreender os problemas de valor, do outro, humanistas ressentidos com a tecnicidade das ciências.

7 A maneira como a tecnociência tem sido transmitida ao público Ora, se o discurso científico é proposto e difundido dissociado de sua prática concreta, só pode ser feito ocultando-se parte de sua verdade. Assim, quando vulgarizada a informação sobre as ciências se vê necessariamente reduzida a um mero efeito vitrine.

8 A maneira como a tecnociência tem sido transmitida ao público O que é triste, no mundo de hoje, é que o indivíduo livre e soberano vem sendo apresentado como uma espécie de marionete realizando espasmodicamente os gestos que lhe impõe o campo social-histórico: ganhar dinheiro, consumir e gozar. (Castoriadis, 1996).


Carregar ppt "2. Pôr a Ciência em Cultura 2.5. Impactos da tecnociência sobre a cultura A tecnociência se insinua até mesmo em nossa maneira de calcular e de pensar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google