A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2. Pôr a ciência em cultura Relações da racionalidade científica com a cultura: Destaque ao impacto da ciência e da tecnologia – tecnociência, sobre a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2. Pôr a ciência em cultura Relações da racionalidade científica com a cultura: Destaque ao impacto da ciência e da tecnologia – tecnociência, sobre a."— Transcrição da apresentação:

1 2. Pôr a ciência em cultura Relações da racionalidade científica com a cultura: Destaque ao impacto da ciência e da tecnologia – tecnociência, sobre a cultura Reflexão sobre a conversão da ciência numa atividade social e numa profissão

2 O conceito no sentido vulgar O conceito no sentido antropológico O conceito de cultura numa síntese do autor: 2. Pôr a ciência em cultura [...]a cultura é todo esse feixe de representações, de atitudes (condutas e comportamentos) e de referências susceptível de irrigar, de modo bastante desigual, mas globalmente, toda uma sociedade (JAPIASSU, 1999, p.178) [...]a cultura é todo esse feixe de representações, de atitudes (condutas e comportamentos) e de referências susceptível de irrigar, de modo bastante desigual, mas globalmente, toda uma sociedade (JAPIASSU, 1999, p.178)

3 2.1 O conceito de Cultura É a cultura que designa o conjunto dos conhecimentos, das idéias e das representações dizendo respeito à prática científica, que ganha importância e destaque dentro da sociedade atual, que é povoada e constituída de objetos tecnocientíficos.

4 I. Ficar privado dos instrumentos indispensáveis para dominar o meio II. Permanecer totalmente dependente daqueles que possuem a competência para dominá-lo - Burocratização e a de Organização racionais e racionalizadas 2.1 O conceito de Cultura O processo de alienação

5 Impactos e/ou Influências I. As representações mentais II. Os elementos culturais de natureza mítica III. Os elementos culturais, que constituem os sistemas de crenças IV. Os elementos culturais formados por sistemas metafísicos, ideológicos ou pré-científicos 2.1 O conceito de Cultura

6 MAPA CONCEITUAL


Carregar ppt "2. Pôr a ciência em cultura Relações da racionalidade científica com a cultura: Destaque ao impacto da ciência e da tecnologia – tecnociência, sobre a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google