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2.4 Relações de ciência com a cultura A ciência constitui também história de um certo fracasso. [ JAPIASSU, 1999] JUSTIFICATIVA DE JAPIASSU: Ao longo do.

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1 2.4 Relações de ciência com a cultura A ciência constitui também história de um certo fracasso. [ JAPIASSU, 1999] JUSTIFICATIVA DE JAPIASSU: Ao longo do tempo, progressivamente, a ciência perde o contato com a cultura, desde que se impôs com a referência suprema e hegemônica do discurso social.

2 2.4 Relações de ciência com a cultura

3 sec. XVII: – Relação de INTEGRAÇÃO: Ciência como componente mais fundamental do vasto movimento cultural sec. XVIII: – Relação de ALIANÇA: relação orgânica, embora não institucional

4 2.4 Relações de ciência com a cultura sec. XIX: – Relação de DISTANCIAMENTO: a pesar das resistências do Romantismo. A maioria dos artistas, dos filósofos, dos músicos e dos escritores demonstra uma alta dose de desinteresse pela ciência. – Na segunda metade do século : o termo Ciência ganha direito de cidadania, substituindo o termo de filosofia natural. –A partir de 1865, com a codificação das etapas fundamentais do Método Experimental, por Claude – Bernard, que se impõe o primeiro critério de demarcação entre ciência e não-ciência.

5 2.4 Relações de ciência com a cultura sec. XX: – Relação de ALIENAÇÃO: Todo o atual movimento cultural (artístico, literário ou filosófico) parece manifestar, em relação à ciência, uma dupla atitude: –Quer de indiferença mais ou menos rancorosa, quer de reconciliação mais ou menos estratégica. –Tentativa de recuperação, procurando resgatar, do prestígio inconteste da racionalidade científica, elementos para se forjar discursos de justificação.

6 2.4 Relações de ciência com a cultura Hoje: –A natureza se encontra praticamente dominada. –Natureza não dependente dos deuses nem é totalmente autônoma, mas como projeção da iniciativa coletiva dos homens, através de sua racionalidade tecnocientífica. –Por meio dessa racionalidade a physis se converte em polis. –Acontecimentos atribuídos aos que detêm o controle dessa racionalidade e decidem politicamente quanto a seus rumos.

7 2.4 Relações de ciência com a cultura Hoje: O importante a ressaltar é que grande parte do corpo social se vê condenada à alienação, pela racionalidade tecnocientífica, do meio no qual vive: não somente não o domina mais, mas fica privado de conhecer seus constituintes tecnocientíficos. [ JAPIASSU, 1999, p.192] Se a relação da ciência atual com a cultura é de alienação, em que ela consiste?

8 2.4 Relações de ciência com a cultura Hoje: Conceito sócio-político: a alienação constitui uma separação entre o criador e sua obra, entre o trabalhador e o produto do seu trabalho. Despossessão ao mesmo tempo de um bem e de uma essência, de uma terra e de uma história, de uma propriedade e de uma liberdade. [JAPIASSU, 1999]

9 2.4 Relações de ciência com a cultura Hoje: –HOMEM PRIVADO DE SEU PRÓPRIO MUNDO: e a tecnociência contribui para que ele perca o seu mundo, na medida em que o oculta, o esteriliza e o desencanta. –HOMEM TORNA MAIS PRODUTO QUE PRODUTOR: a realidade tecnocientífica o separa das coisas e dos outros homens. Resultado: Solidão, sentimento de dilaceramento, de privação da norma, de revolta, de absurdo e de afastamento de si. Segundo F. Châtelet (1982) seria o estado normal do homem contemporâneo.


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