A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do trabalho científico Professor: Henderson Rodrigues Curso de música/Uern - 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do trabalho científico Professor: Henderson Rodrigues Curso de música/Uern - 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do trabalho científico Professor: Henderson Rodrigues Curso de música/Uern

2 MÉTODO DIALÉTICO Diálogo entre os contrários DIALÉTICA NA ANTIGUIDADE Sócrates contra os sofistas por meio de indagações dos conceitos DIALÉTICA HEGELIANA O mundo das idéias, a dialética por meio da tese, da antitese, e da síntese que é uma nova tese, e assim por diante. DIALÉTICA MARXISTA O estudo das contradições sociais e econômicas Para Lênin, a dialética é o estudo das contradições da própria essência das coisas.

3 Conhecimento Formas de conhecer - Conhecer pela razão ou pelo sensório (sensível e intelectual). Vulgar – Conhecimento da vida, das relações sociais básicas, das transmissões orais, etc. Científico - O conhecimento científico resulta de investigação metódica, sistemática da realidade. Ele transcende os fatos e os fenômenos em si mesmos, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem.

4 Conhecimento filosófico - O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo o raciocínio. O conhecimento teológico é produto da fé humana na existência de uma ou mais entidades divinas um deus ou muitos deuses (conhecimento pela fé).

5 Característica da ciência É um método de abordagem: na explicação, na predição, na classificação e na interpretação. É um processo cumulativo, não um produto acabado do conhecimento. Abrange conhecimentos em processamento, mesmo que esses ainda não estejam sistematizados. É um corpo de verdades provisórias, em que a idéia de probabilidade substitui a noção de certeza absoluta, possibilitando e incentivando revisões constantes e novas descobertas.

6 Níveis de conhecimento científico Observações ao acaso Exploração sistemática das áreas Provas de hipóteses isoladas e definidas Experimentação A Reunião de dados rigorosos e precisos A Formulação de postulados A Formulação de teoremas A Observação empírica

7 O emprego do método científico implica, portanto, a existência dos seguintes elementos: Hipótese operante Observação e registro de dados Classificação e organização dos dados Etapas da pesquisa INVESTIGAÇÃO OBSERVAÇAO CLASSIFICAÇÃO GENERALIZAÇÕES RESULTADO

8 Neutralidade A Subjetividade Vs. A Objetividade A Universalização Vs. O foco específico O conhecer para todos Vs. O conhecer para si e de si. A vivência própria Vs. O método É possível um padre pesquisar sobre a igreja e não se envolver? É possível um ATEU pesquisar sobre questões religiosas sem colocar seu ponto de vista? É possível um músico estudar sua banda ou compositor preferido e não exaltá-lo?

9 A partir da próxima aula LIVRO: Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação Capítulos (aula) 1º, 2º e 3º.


Carregar ppt "Metodologia do trabalho científico Professor: Henderson Rodrigues Curso de música/Uern - 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google