A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características e objetivos da ciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características e objetivos da ciência"— Transcrição da apresentação:

1 Características e objetivos da ciência

2 Algumas Características importantes da Ciência
Deve ser arrogante quanto ao método. Humilde na fé que tem no seu conhecimento. Não aceita explicações não científicas sobre a natureza.

3 A ciência como um conjunto de atitudes
Deve lidar com os fatos e não com a opinião de alguém sobre eles; A ciência rejeita suas próprias autoridades; Deve se aceitar os fatos mesmo quando eles se opõe aos desejos. Deve apresentar honestidade na apresentação dos dados, deve aceitar os fatos

4 A ciência é mais do que um conjunto de atitudes
É a busca de ordem e da uniformidade entre os fatos da natureza; Deve começar com cuidadosa observação podendo seguir até uma lei geral; A ciência busca a uniformidade entre os fenômenos, não suas diferenças. Respeita os fatos e toda nova teoria deve antes apresentar evidências suficientes para seu reconhecimento.

5 Objetivos da ciência Descrição; Compreensão; Predição; Controle.
A ciência é uma maneira de descrever a realidade e portanto, circunscrita aos limites da observação e da mensuração. As observações devem ser precisas e replicáveis. Busca descrever a coerência ou a ordem entre os fatos A partir da experimentação pode-se estabelecer relações funcionais.

6 Ordem dos acontecimentos
Para estudar os fenômenos o cientista parte de: A partir de um evento isolado ele tenta encontrar cada vez mais informações que relacionará aos eventos em um ordem significativa e coerente. Observação cuidadosa Busca de ordem e Uniformidades Relações funcionais

7 Predição e Controle A observação e experimentação
Permite ao cientista descrever os eventos em relações ordenadas que obedecem a leis. A descoberta das relações ordenadas possibilitam realizar predições e controle. Em toda predição há sempre um elemento de incerteza. Constante procura por melhores instrumentos para melhora a predição e o controle.

8 Mensuração em Ciência Se existe, em que extensão ele existe?
Questões básicas em mensuração: O fenômeno existe? Tipo nominal de mensuração: Trata-se de uma operação de denominação, diferencia um fenômeno de outro. Se existe, em que extensão ele existe? Base da descrição de mensuração (ordinal, intervalo, razão.) Todas as mensurações deveriam ter referenciais físicos (Possibilitando replicação).

9 Referências Bibliográficas
Bachrach, A. J. (1972) Introdução à pesquisa psicológica. São Paulo:EPU.


Carregar ppt "Características e objetivos da ciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google