A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva

2 A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE E MATERIALISMO DIALÉTICO

3 Na Idade Moderna, com o apogeu do Iluminismo, a Educação alcança um salto considerável; Mas em que consistia o Iluminismo?

4

5 Os ideais do Iluminismo iniciaram-se na França no século XVII e consistia num movimento para mudar a sociedade da época. Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria car à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.

6 Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas para as luzes. Enfm, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

7 PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O ILUMINISMO Os lósofos iluministas acreditavam que, para haver a igualdade civil entre todos os homens, era fundamental a educação entre todos. O direito à educação deveria ser universalizado, alcançando a todos, iniciando pelas crianças, que após alfabetizadas teriam oportunidade de ler qualquer tipo de texto (desde os sagrados aos profanos), além de serem preparadas para conhecer as técnicas desenvolvidas pela humanidade.

8 No projeto da modernidade, a escola ganha status de instituição ocial, pública e mantida pelo Estado e suas principais característica eram: independência religiosa (laica e cientíca); e o seu caráter universal (igual para todos).

9 Enfim, na passagem da Idade Média para a Moderna, a escola evoluiu – de uma instituição que reproduzia desigualdades sociais passou a ser uma instituição de intervenção no mundo e no próprio homem. A escola moderna passou a ser formadora de cidadãos emancipados e autônomos

10 MATERIALISMO DIALÉTICO DE MARX

11 M ATERIALISMO DIALÉTICO É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos, sua sociedade e sua cultura quanto são modelados por eles. Ou seja, que a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e social. Se opõe ao idealismo, que acredita que o ambiente e a sociedade com base no mundo das ideias, como criações divinas seguindo as vontades das divindades ou por outra força sobrenatural.idealismo

12 A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA: MATERIALISMO DIALÉTICO O Materialismo dialético consiste em um método para se obter conhecimento do mundo. É uma investigação cientíca – na produção de métodos e técnicas ecazes para entender um determinado objeto de pesquisa; ENTRETANTO: o pesquisador consegue ter uma relação de imparcialidade diante do objeto de sua pesquisa?

13 O resultado de uma pesquisa sofre a interferência do pesquisador e do próprio meio onde se desenvolve a investigação. Partindo desse pressuposto, Karl Marx estabeleceu um método de análise por meio do qual é possível explicar os fenômenos sem interferência do meio. Esse método (Materialismo dialético) tem de considerar as condições histórico-sociais da produção destas e da pesquisa.

14 A CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA Ao descrever as primeiras relações econômicas da sociedade burguesa moderna, Marx descreve um modo de produção especíco, sendo que este se subdivide em forças produtivas e relações de produção: Forças produtivas entendidas como sendo as ferramentas, máquinas, técnicas, e demais utensílios que servem para produzir; Relações de produção consideradas de quem possui a propriedade dos meios de produção.

15 IMPORTANTE VISÃO DE MARX A dialética do desenvolvimento ocorre através da inuência recíproca das forças produtivas e relações de produção, e quando ocorre a disputa entre as forças, ocasiona a luta entre classes; De fato, considera a luta como a base da evolução da história humana, enquanto as relações de produção são denominadas de infraestrutura que exercem inuência direta na superestrutura, considerada por ele as instituições políticas (Leis e Estado) e ideológicas (a religião, a moral e as artes) da sua época.

16 LUTA DE CLASSES SEGUNDO MARX As classes sociais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da produção, e acrescenta que a luta de classes nada mais é que uma transição histórica no processo de extinção de uma determinada classe na sociedade. O desenvolvimento das forças produtivas além de gerar conitos entre os proprietários e os não proprietários dos meios de produção contribui para o surgimento de novas forças e consequentemente uma revolução social.

17 A PROFUNDANDO O CONCEITO DE MATERIALISMO DIALÉTICO DE M ARX No Materialismo Dialético os acontecimentos analisados não podem ser compreendidos isoladamente. Marx considera necessário estudar o ambiente como um todo – seus movimentos: a evolução dos fatos e todos os fenômenos e processos que existem independentemente da consciência do homem.

18 S EGUNDO MARX A investigação tem de apoderar-se da matéria, em seus pormenores, de analisar suas diferentes formas de desenvolvimento, e de perquirir a conexão íntima que há entre elas. Só depois de concluído este trabalho é que pode descrever adequadamente o movimento real. Se isto se consegue, cará espelhada, no plano ideal, a vida da realidade pesquisada, o que pode dar a impressão de uma construção a priori.

19 Q UESTÕES PARA FIXAÇÃO DA MATÉRIA 1) Demarque as principais diferenças entre a Idade Média e a Idade Moderna, em especial, no que se refere à compreensão de mundo. 2) Quais as principais mudanças que a modernidade acarretou ao universo da Educação? 3) Como que o materialismo dialético interpreta a realidade social? Como entender a ideia de realidades conexas segundo o materialismo dialético?


Carregar ppt "FUNDAMENTOS POLÍTICOS- ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA Prof. Marcelo Muzi Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google