A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ideologia e Hegemonia Aciepe Análise Crítica de Mídia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ideologia e Hegemonia Aciepe Análise Crítica de Mídia."— Transcrição da apresentação:

1 Ideologia e Hegemonia Aciepe Análise Crítica de Mídia

2 Dificuldade na definição do que é ideologia. Marx – linha mais conhecida e tomada como base por parte dos pesquisadores. No entanto, o inventor do conceito foi um filósofo francês Desttut de Tracy; 1801 – livro Eléments didéologie. Marx dá forma ao conceito. Ideologia

3 Ideologia – Marx Formas ideológicas – indivíduos tomam consciência da vida real. Manifestam através da religião, família, moral, política etc. Ideologia: conceito pejorativo.

4 Ideologia – Marx Toda ideologia dominante existe junto a uma ideologia dominada. Numa sociedade de classes há domínio e subordinação. Ideologia e utopia Michel Lövy: ideologia e utopia são duas formas de um mesmo fenômeno, que se manifestam de duas maneiras distintas.

5 Ideologia – contrapontos a Marx Fim do efeito pejorativo aplicado ao conceito. Ideologia é fruto da vida social e se manifesta inevitavelmente na interações sociais. Marx: ideologia presente nas classes; não considera o aspecto individual. Durkeim considera o indivíduo: A associação dos homens (indivíduos), sua síntese, produz um todo (realidade social) que se sobrepõe às partes que o formam. Essa realidade sui generis é o que Durkheim chama de consciência coletiva, na qual são eliminadas ou minimizadas as diferenças individuais, dando lugar a uma "unidade" cuja vida se manifesta pela constituição e ação de "representações coletivas"

6 Concepção de ideologia de Bakhtin: próxima ao conceito de Marx. Ideologia dominante e dominada. Linguagem é o lugar mais claro e completo da materialização do fenômeno ideológico. Análise da linguagem permite a visualização das ideologias dominantes (ideologias de classes). Linguagem entendida como verbal, oral, imagética etc. Ideologia – contrapontos a Marx

7 Hegemonia Conceito mais ou menos concordantes entre os teóricos. Hegemonia = consenso É o resultado da luta ideológica de classes. Bakhtin: hegemonia se dá quando se mantém apagada a ideologia dominada. O nível da ideologia oficial é onde circulam os conteúdos ideológicos que já passaram por todas etapas da objetivação social e portanto já se encontram mais estabilizados, mais aceitos pelo conjunto social.

8 Hegemonia Hegemonia é então o resultado dos embates ideológicos. Assim como existe ideologia e utopia, existe também hegemonia e contra-hegemonia. Três condições para exercício de uma hegemonia: 1.Sociedade com alto grau de socialização da política (fim do Estado coercitivo). 1.Não se pode ser dominante antes que se detenha o consenso na sociedade. 1.Implica a permanente possibilidade de lutas internas à idéia hegemônica e externas (contra-hegemônicas).

9 Hegemonia - papel da mídia Espaço público da luta ideológica. Espaço de manutenção de uma hegemonia. Espaço, ao mesmo tempo, de exposição contra-hegemônica.

10 Ideologia na ciência Idéia hegemônica: ciência é a verdade. Crítica a essa idéia de verdade incontestável. Adrioli: ciência é sempre ideológico por ser resultado do desenvolvimento das classes sociais. Polêmica da soja transgênica: pesquisas da Monsanto VS Pesquisas de Movimentos Ambientalistas. Pesquisa – células tronco.


Carregar ppt "Ideologia e Hegemonia Aciepe Análise Crítica de Mídia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google