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Materialismo histórico e dialético

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Apresentação em tema: "Materialismo histórico e dialético"— Transcrição da apresentação:

1 Materialismo histórico e dialético
Karl Marx

2 Dialética hegeliana síntese síntese tese antítese síntese tese
afirmação tese antítese negação

3 Dialética marxista O mundo é regido por uma dialética, mas não como um espírito ou uma lógica; Rejeita o idealismo hegeliano, pelo contrário, Marx afirma que é a partir de como o ser humano produz que se definem suas ideias e concepções. (parte do mundo real, material). O material é definidor do ideológico. Economia, mundo do trabalho, subsistência são elementos reais e fundamentais para o ser humano. (objetos materiais que definem a consciência do ser humano) O material influencia as ideias e estas, influenciam o material.

4 Concepção dialética da história
“ a luta de classes é o motor da história”. Desde que apareceram o opressor e o oprimido, foram as lutas entre eles que promoveram o progresso da História da humanidade. Uma dialética é posta entre opressores e oprimidos. A DIALÉTICA será: MATERIALISTA porque é na economia, na produção e trabalho que o ser humano constrói sua história. HISTÓRICA, pois é fruto da ação humana no decorrer dos séculos.

5 Concepção dialética da história
Marx e Engels estudavam como a dialética operava, isto é, como ocorreram as lutas sociais através dos tempos. Eles propunham que os oprimidos de então lutassem, exercessem a dialética na sociedade para construírem uma sociedade mais justa e humana.

6 Modo de produção É a forma hegemônica de se produzir dentro de uma sociedade em determinado período. Hegemônico, pois haverá somente um modo prevalecentes dentro de uma sociedade. Um modo de produção é definido por alguns fatores que caracterizam a produção humana: força de trabalho (parte viva) instrumento de trabalho, objeto de trabalho. (forças produtivas) FORÇAS PRODUTIVAS, são cumulativas e legadas de geração a geração.

7 Modo de produção Todo trabalho humano para produzir sua subsistência advém de uma luta, uma dialética com a natureza. Para observar o estágio de desenvolvimento que se encontra uma sociedade é só observar suas forças produtivas. Um modo de produção pode ser: igualitário ou desigual; p.04 Marx criticava o capitalismo por ele ser um sistema socioeconômico desigual;

8 Burguesia e proletários

9 Proletários e trabalhadores
Proletário: só vende sua capacidade de trabalho (aptidões e habilidades). O produto e o seu próprio trabalho não lhe pertencem, mas sim àqueles que compram sua força de trabalho e pagam o salário. Trabalhador: podem vender os produtos de seu trabalho

10 Burguesia e proletários
ORIGEM DA PALAVRA (PROLETÁRIO) Na Roma Antiga, o rei Sérvio Túlio usou o termo proletarii para descrever os cidadãos de classe mais baixa, que não tinham propriedades e cuja única utilidade para o Estado era gerar proles (filhos) para engrossar as fileiras dos exércitos do império. O termo proletário foi utilizado num sentido depreciativo, até que, no século XIX, socialistas, anarquistas e comunistas utilizaram-no para identificar a classe dos sem propriedade de meios de vida do capitalismo industrial.

11 Burguesia e proletários
A quem não possui os meios de produção restará apenas a força de trabalho. O que vende a força de trabalho recebe o salário e o comprador da força de trabalho, recebe o lucro. Dessa diferença nasce essas duas classes. O marxismo é totalmente contrário à definição de classe a partir da renda e das possibilidades de consumo.m

12 A burguesia A história sempre evoluiu por causa das luta de classes.
A burguesia foi revolucionária e modificou a realidade européia e depois o mundo, com sua ideologia e maneira de produzir. Foi autora de uma realidade desigual e, por isso, passível de lutas e de nova revolução. Das contradições do feudalismo nasceu o capitalismo e , segundo os antagonismos do capitalismo nasce uma nova classe revolucionária: o proletariado.

13 Agenda (sociologia) Resumir os seguintes tópicos no caderno:
Origem do capitalismo, feudalismo, cruzadas, burgos e cidades, o Estado e o Liberalismo. (p.06-08)


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