A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ A sociedade se resume à luta de classes”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ A sociedade se resume à luta de classes”"— Transcrição da apresentação:

1 “ A sociedade se resume à luta de classes”
Karl Marx “ A sociedade se resume à luta de classes”

2 O homem como agente de sua história
“A História não faz nada, “não possui nenhuma riqueza imensa”, “não luta nenhum tipo de luta”! Quem faz tudo isso, quem possui luta é, muito antes, o homem, o homem real que vive; não é, por certo, a “História”, que utiliza o homem como meio para alcançar seus fins- como se tratasse de uma pessoa à parte-, pois a História não é senão a atividade do homem que persegue seus objetivos. (MARX, Karl e FRIEDRICH, Engels. A Sagrada Família. São Paulo: Boitempo, p.111)

3 Sociologia Marxista O homem deve ser analisado dentro de seu contexto cultural, na época e espaço em que vive. Cultura: toda transformação que o ser humano faz em seu meio ambiente) O isolamento do indivíduo apareceu somente na sociedade de livre concorrência.

4 Relação entre iguais Segundo Marx, existe somente na hipótese.
O operário vende sua força de trabalho ao empregador, que paga por ela através do salário.Mas o operário está submetido ao meio social e ao ambiente de trabalho.

5 Estado Aparece como regulamentador das leis da relação de trabalho, para reduzir posíveis conflitos.(tribunais,polícia e as leis) Segundo Marx, o Estado está do lado dos empregadores, já que as leis os beneficiam (empregadores)muito mais do que ao operário.

6 O homem como agente de sua história
Os seres humanos constroem sua história, mas não da maneira que querem, pois existem situações anteriores que condicionam o modo como ocorre a construção. Para ele, existem condicionantes estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos; mas todos têm capacidade de reagir a esses condicionamentos e até mesmo de transformá-los.

7 Divisão Social do Trabalho
O tempo histórico determina novas necessidades ao indivíduo. Divisão Social do Trabalho por: sexo e idade (pré-capitalismo) Trabalho rural e urbano(formação das cidades) Gerente e operário (produção de excedentes)

8 Relação entre iguais Mecanização da produção
Operário vende sua força de trabalho para operar máquinas Operário depende da máquina para executar seu trabalho e não dispõe dos meios de produção (da máquina) para realizar o trabalho.Depende da máquina e do empregador. Empregador precisa da força de trabalho do operário para operar as máquinas

9 Mais-valia Salário _ operário vende sua força de trabalho para recebê-lo.(valor-trabalho) Parte de sua produção (horas trabalhadas) paga seu salário, o restante vai para o empregador que usa as horas restantes do trabalhador na produção industrial .(Segundo Marx, o trabalhador não está recebendo pelas horas excedentes)

10 Mais-valia absoluta Aumento das horas de trabalho do operário para obter mais lucro. Utilização de equipamentos e diversas tecnologias para tornar o trabalho mais produtivo, decorrendo daí a mais-valia relativa, ou seja, a produção e aumento de mais-valia com o mesmo número de trabalhadores (ou até menos), cujos salários continuam sendo os mesmos.

11 Acumulação de Capital As horas trabalhadas e não pagas, acumuladas e reaplicadas no processo produtivo, vão fazer com que o capitalista enriqueça rapidamente.Uma parcela significativa do valor-trabalho produzido pelos trabalhadores é apropriada pelos capitalistas. Esse processo se chama de acumulação de capital.


Carregar ppt "“ A sociedade se resume à luta de classes”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google