A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Sociologia clássica de Karl Marx

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Sociologia clássica de Karl Marx"— Transcrição da apresentação:

1 A Sociologia clássica de Karl Marx
PARTE 1

2 Karl Heinrich Marx, nasceu em 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História na Alemanha e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemães, no agitado período de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Entre suas principais obras estão: A ideologia alemã ( ), Manifesto comunista (1848), O 18 brumário de Luís Bonaparte (1852), O Capital(1867).

3 As contribuições Sociológicas de Marx
Materialismo Histórico Dialético 1.1 O método dialético O método dialético de Marx é herdado de Hegel, no entanto ele o modifica . Enquanto Hegel se constitui num idealista, Marx desenvolve o materialismo dialético.

4 A expressão: MATERIALISMO DIALÉTICO não foi criada por Marx e sim por seus intérpretes. Segundo eles a ideia de Marx seria uma síntese de: dialética de Hegel materialismo de Feuerbach ( - idealismo) ( - visão estática da realidade)

5 Segundo Marx, os indivíduos reais, em suas ações, em suas condições materiais de vida é que devem ser tomados como instrumentos de análise para a fundamentação dos pressupostos do pensamento social. HEGEL MARX Idealismo Dialético Materialismo dialético

6 RELAÇÃO DIALÉTICA HOMEM NATUREZA HOMEM HOMEM TRABALHO

7 MATERIALISMO HISTÓRICO – PRESSUPOSTOS:
Os homens devem estar em condições de viver para fazer história. A primeira realidade histórica dos homens é a produção da vida material. Tão logo a primeira necessidade seja atendida a segunda necessidade é a de que novas necessidades são sempre criadas. Os homens criam suas próprias histórias e se recriam continuamente O sistema de produção da vida material é também um sistema de vida social. O homem tem consciência que nasce na relação com outros homens.

8 São os homens interagindo uns com os outros, para satisfazer suas necessidades que desencadeiam o processo histórico. Segundo Marx, o modo de produção da vida material condiciona os modos de vida. A vida material ( Economia)é a base da vida social.

9 Estudo histórico AS CONDIÇÕES DE PROPRIEDADE nos diversos modos de produção:
Modo primitivo de produção – PROPRIEDADE TRIBAL Modo escravista – PROPRIEDADE COMUNAL Modo asiático – PROPRIEDADE ESTATAL Modo feudal – PROPRIEDADE FEUDAL Modo capitalista – PROPRIEDADE CAPITALISTA


Carregar ppt "A Sociologia clássica de Karl Marx"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google