A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia

2 Socialismo e comunismo
Socialismo e comunismo

3 Socialismo O socialismo é um sistema político-econômico que foi idealizado no século XIX em contraposição ao liberalismo e a capitalismo. Concebido em reação às condições dos trabalhadores, esse modelo de organização social veio propor a extinção da propriedade privada dos meios de produção.

4 Foi a partir de Karl Marx e Friedrich Engels que o socialismo passou a se referir a um modo de produção passível de ser implantado. De acordo principalmente com Marx, o socialismo, pensado como socialismo estatal, iria substituir o capitalismo industrial por meio de uma revolução feita pelos trabalhadores.

5 Assim, Se no sistema capitalista os meios de produção são detidos e controlados pelos burgueses, no socialismo estatal eles seriam propriedade do Estado. A implementação do socialismo visaria assim a destruir o sistema de classes sociais, e com ele, o próprio Estado.

6 Dessa forma, segundo o pensamento marxista, o socialismo seria o estágio intermediário entre o capitalismo e o comunismo. Capitalismo → Socialismo → Comunismo

7 Exemplos: O primeiro país a implantar o socialismo foi a Rússia, quando a revolução de 1917 depôs o governo monarquista. Depois disso foi introduzido no Leste Europeu, China, Cuba e outros. Hoje o socialismo ainda sobrevive (se atualizando) em países como Cuba, China, Vietnã, Líbia, Coreia do Norte e Laos.

8 Revolução russa

9 comunismo Marx e Engels acreditavam que o comunismo seria a decorrência histórica do socialismo. Segundo eles, com a derrubada do capitalismo, o Estado passaria a atuar em prol dos trabalhadores. Uma vez alcançado esse estágio, o Estado perderia sua razão de ser. Chegar-se-ia então ao comunismo.

10 As principais ideias e formulações de Marx e Engels sobre o comunismo e a elaboração desse conceito podem ser encontradas no Manifesto comunista (1848). De forma geral, podemos pensar esse conceito (comunismo) como o princípio da primazia do interesse comum da sociedade sobre os interesses de indivíduos isolados.

11 Sem exemplos: Uma vez que a revolução, tal como foi idealizada por Marx, não aconteceu, não podemos dizer que o comunismo tenha, de fato, sido um regime de organização social historicamente observável.

12 Revolução chinesa Revolução cubana

13 FIM


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google