A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da silva correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da silva correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da silva correa
Sociologia Prof. Everton da silva correa

2 O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville)

3 A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville:
O Antigo Regime e a revolução Nele, Tocqueville procurou mostrar o que existia na França pré-revolucionária para que a revolução tivesse o resultado que teve.

4 A Revolução Francesa antes e depois...
Tocqueville procurou dentro do país os elementos que facilitaram a perda da liberdade e a centralização do governo até o clímax do Terror. Buscou nos costumes, nos hábitos, nos vícios e nas maneiras de ser dos franceses traços e características que o ajudassem a entender por que a tirania se instalou no período pós-revolucionário. Crenças, costumes, formas de ser, tudo isso valorizado como material para a compreensão da sociedade francesa.

5 Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar
Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar. Não era mais possível defender a visão de que os homens eram desiguais por nascimento e a sociedade assim deveria permanecer. Mas isso não significa que fosse um revolucionário.

6 Tocqueville: teórico e prático
Como deputado, assistiu à grande movimentação dos operários nas jornadas de 1848, um tempo de convulsão e mobilização política muito forte. Em um dos discursos que proferiu no Parlamento, chegou a dizer, referindo-se à mobilização dos trabalhadores por mais justiça e direitos: “Há um vulcão sob os nossos pés!”

7 Dessa forma, Os ideias de igualdade tinham vindo para sempre, dizia Tocqueville em seus textos. Era justo e desejável que assim fosse, mas cada sociedade os havia abrigado ou os abrigaria à sua maneira. Em sua avaliação, a França não havia adotado a melhor forma, porque, para garantir a igualdade, estava sacrificando a liberdade.

8 As jornadas de 1848 Uma série de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, ocorreram em quase todos os grandes Estados europeus em Suas causas foram motivadas pelas mesmas insatisfações: Em primeiro lugar, com os regimes governamentais autocráticos e com a falta de representação política das classes médias. Em segundo lugar, com as crises econômicas.

9 Essas revoluções, também conhecidas como Primavera dos Povos, tiveram início na França e logo se espalharam para o resto da Europa. Até mesmo no Brasil houve repercussões: foi o caso da Revolução Praieira, em Pernambuco. A Primavera dos Povos Barricadas nas ruas de Paris durante a Revolução de junho de 1848.

10 Revolução Praieira A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última.

11 Obras Alexis de Tocqueville, em Lembranças de 1848 (1893), faz um relato a partir de sua experiência pessoal de político no período. Além disso, Karl Marx também escreveu sobre os eventos de 1848 em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).

12 FIM


Carregar ppt "Prof. Everton da silva correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google