A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. EVERTON DA SILVA CORREA Sociologia 1. HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. EVERTON DA SILVA CORREA Sociologia 1. HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) 2."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. EVERTON DA SILVA CORREA Sociologia 1

2 HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) 2

3 3 A França revolucionária foi tema de outro grande livro de Tocqueville: O Antigo Regime e a revolução Nele, Tocqueville procurou mostrar o que existia na França pré-revolucionária para que a revolução tivesse o resultado que teve.

4 A Revolução Francesa antes e depois... 4 Tocqueville procurou dentro do país os elementos que facilitaram a perda da liberdade e a centralização do governo até o clímax do Terror. Buscou nos costumes, nos hábitos, nos vícios e nas maneiras de ser dos franceses traços e características que o ajudassem a entender por que a tirania se instalou no período pós-revolucionário. Crenças, costumes, formas de ser, tudo isso valorizado como material para a compreensão da sociedade francesa.

5 5 Tocqueville sabia que a ideia de democracia tinha vindo para ficar. Não era mais possível defender a visão de que os homens eram desiguais por nascimento e a sociedade assim deveria permanecer. Mas isso não significa que fosse um revolucionário.

6 Tocqueville: teórico e prático 6 Como deputado, assistiu à grande movimentação dos operários nas jornadas de 1848, um tempo de convulsão e mobilização política muito forte. Em um dos discursos que proferiu no Parlamento, chegou a dizer, referindo-se à mobilização dos trabalhadores por mais justiça e direitos: Há um vulcão sob os nossos pés!

7 Dessa forma, 7 Os ideias de igualdade tinham vindo para sempre, dizia Tocqueville em seus textos. Era justo e desejável que assim fosse, mas cada sociedade os havia abrigado ou os abrigaria à sua maneira. Em sua avaliação, a França não havia adotado a melhor forma, porque, para garantir a igualdade, estava sacrificando a liberdade.

8 As jornadas de Uma série de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, ocorreram em quase todos os grandes Estados europeus em Suas causas foram motivadas pelas mesmas insatisfações: Em primeiro lugar, com os regimes governamentais autocráticos e com a falta de representação política das classes médias. Em segundo lugar, com as crises econômicas.

9 9 A Primavera dos Povos Barricadas nas ruas de Paris durante a Revolução de junho de Essas revoluções, também conhecidas como Primavera dos Povos, tiveram início na França e logo se espalharam para o resto da Europa. Até mesmo no Brasil houve repercussões: foi o caso da Revolução Praieira, em Pernambuco.

10 Revolução Praieira A Revolução Praieira foi uma revolta de caráter liberal e federalista ocorrida na província de Pernambuco entre os anos de 1848 e Dentre as várias revoltas ocorridas durante o Brasil Império, esta foi a última. 10

11 Obras 11 Alexis de Tocqueville, em Lembranças de 1848 (1893), faz um relato a partir de sua experiência pessoal de político no período. Além disso, Karl Marx também escreveu sobre os eventos de 1848 em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852).

12 12 FIM


Carregar ppt "PROF. EVERTON DA SILVA CORREA Sociologia 1. HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/PROF.EVERTONCORREA O Velho Mundo e suas Contradições (Alexis de Tocqueville) 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google